Carbellion - Weapons of Choice (2023, Eclipse Records)

By Guzz69 - fevereiro 08, 2023

Apesar de ser uma novidade para mim, o CARBELLION é uma banda com uma considerável rodagem, ainda que só tenham lançado dois álbuns em longa duração e dois EPs em quase duas décadas de carreira. Durante esse tempo fizeram mais de 300 shows em mais de 20 estados norte-americanos, incluindo é claro Wisconsin, de onde são oriundos. O grupo pratica um heavy rock despretensioso, ainda que sólido e direto, com nuances stoner na linha de grupos como Clutch, Corrosion of Conformity e Fu Manchu. Não à toa tenham partilhado palco com estas 3 bandas, para além de outras como Motorhead, Black Stone Cherry, Shinedown, The Sword e Buckcherry durante sua trajetória. A novidade Weapons of Choice começou s ser produzida ainda antes da pandemia, mas apesar da hibernação forçada, o grupo trabalhou muito para apresentar seu melhor material nas 10 canções que compõem o álbum. Com produção de Chris Djuricic (Nonpoint, Soil, Novembers Doom) e masterização de Andy VanDette (Rush, Porcupine Tree, Beastie Boys), o novo repertório soa fresco e autêntico, e dispara pedindo volume máximo. 

Carbellion

O quinteto conta com o vocalista Cameron Kellenberger, a dupla de guitarristas Brandon Bauer e Jamie Damrow, o baixista Steve Sheppard, e o baterista Brent Nimz. O primeiro single retirado do álbum foi Listen for Ghosts, lançado em Novembro do ano passado. Logo de cara o tema me chamou atenção, principalmente por uma certa semelhança com o registro vocal de Klaus Meine (Scorpions). No entanto as comparações com o grupo alemão ficam por aqui, e a semelhança vocal ocorre apenas pontualmente em alguns momentos. Curioso que no refrão eles questionam se o Rock'n Roll está morto, seria uma vergonha é claro, mas rematam que sendo fantasma, o Rock'n Roll continua vivo! Confira abaixo o clipe oficial para este tema.

No mês passado o grupo lançou o segundo single do álbum, e mais uma vez com direito a videoclip. Trata-se de Barfight, uma tema que transborda adrenalina e fomenta no ouvinte a vontade de viver, nem que seja através de uma boa briga de bar. As guitarras soam bem, e se complementam perfeitamente, com a cozinha baixo e bateria acompanhando de forma vigorosa e eficaz. Confira no vídeo abaixo:

No geral o álbum é bem homogêneo, mantendo uma boa dose de groove e peso cadenciado em temas como Spaces, Jungle Song, Origin (a minha favorita), e a faixa título Weapons of Choice. Para encerrar o álbum reservaram Stalemate gravada ao vivo em estúdio, talvez aqui incluída para dar uma amostra de como é um show da banda. Desnecessário na minha opinião, visto que pouco ou nada muda na entrega simples e competente do quinteto. Ainda assim, não retira o mérito de terem produzido um equilibrado conjunto de canções do bom e velho rock'n roll. O Carbellion (rebeldes sobre rodas?) estão de volta, sem a pretensão de inovar mas também sem soar datado. Este terceiro álbum em longa duração tem edição agendada para o dia 17 de Março, com lançamento mundial assegurado pela editora Eclipse Records.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments