XFears - The First (2021)

By Guzz69 - setembro 15, 2021

XFears - The First


É sempre gratificante ver bandas lançando trabalhos de estreia de grande qualidade, ainda mais quando se trata de grupos nacionais. O XFears é um quinteto de heavy metal de contornos progressivos que surgiu em Campinas, no interior de São Paulo, e que esteve ativo por um par de anos no início deste milênio. Após um hiato de 13 anos, ressurgem em 2017 com o objetivo de levar a cabo o lançamento de seu primeiro álbum de forma profissional e independente. Em 2020 lançam 3 singles que dão pistas do que estava por vir (Changes, Reason to Stay e Fix it All), renovam a secção rítmica com a entrada de Ricardo Roque no baixo e Douglas Polents na bateria, e lançam mais 2 singles Believe in Nothing e Hell is Here, ambos presentes neste debut The First

O álbum surpreende pela qualidade de gravação e execução dos músicos, com destaque para o vocalista/ tecladista Gabriel Carvalho, que faz um ótimo trabalho em ambas as funções. A pequena intro Xfears abre o disco dando o mote para a beleza dos teclados, que de forma harmoniosa norteia o disco como um todo, eficazmente e sem grandes exageros, abrindo espaço para Take Control que combina o peso das guitarras com ritmos e harmonias envolventes, mostrando que para além de coesão instrumental, o grupo apresenta grande maturidade a nível de composição. Hell is Here é o tema seguinte, na mesma linha porém com mais peso e algumas mudanças rítmicas mais ascentuadas na parte dos solos, lembrando vagamente a fase Image & Words do Dream Theater. No Regrets segue mantendo a alto padrão, tanto no peso como na parte mais progressiva dos solos de guitarras e teclados, para além dos bem executados arrajos nos vocais de apoio do refrão. Depois de uma trinca tão convincente, desaceleram mas não desapontam com a semi-balada I See, e voltam a carga com a ótima Endeavour e a belíssima Believe in Nothing, me fazendo ponderar algumas referências fora do espectro do metal progressivo, tais como Amorphis, Sentenced e até mesmo Nevermore. Já na reta final do disco temos o interlúdio Prelude to Pain com Gabriel dando show na voz e piano, e a grandiosa (e longa) The Worst Pain que fecha o álbum mantendo o alto nível, ainda que seja a menos memorável de todo o álbum.

Xfears 2021

O Xfears produz música de alta qualidade que agradará não só ao fã de prog metal habitual, como à um público mais eclético do rock pesado também, pois eles não se limitam a repetir fórmulas passadas. Os músicos mostram que sabem tocar bem sem precisar ficar provando constantemente, ou seja, não exageram na dose e apresentam composições sólidas e de um bom gosto indicutível. Em resumo, estamos diante de uma grande revelação em termos de metal progressivo feito no Brasil, e não tenho dúvidas de que este álbum de estreia irá figurar entre os melhores em muitas listas de fim de ano, inclusive a nossa! Indicado a fãs de bandas como Evergrey, Fates Warning ou Symphony X, e não só!



  • Share:

You Might Also Like

2 comments