MOM TOP30 2017 Countdown - HEADCHARGER

By Guzz69 - dezembro 11, 2017


Em setembro passado publiquei o podcast Atlas do Rock sobre a França. Durante a minha pesquisa para esse especial, acabei esbarrando em algumas bandas no bandcamp, e entre elas o Headcharger. Eu nunca tinha ouvida falar deles, mas reparei que a novidade "Hexagram" já era o seu sexto trabalho de estúdio, e que a banda já estava num estágio mais avançado de experiência. Entrei em contato com o compositor e baixista Romain Neveu, e ele na hora se mostrou interessado em participar, me enviando o álbum completo em formato digital, e depois também a versão física em digipack.

Então realmente pude ouvir com calma e apreciar na totalidade esta obra ROCK, pautado em groove e energia, deste cativante quinteto Francês. Sim, gostei bastante, principalmente da faceta energética de temas como "Dirt Like Your Memories", "The One You Want To Be" e a faixa de abertura "Coming back To Life", cujo video você pode conferir abaixo.



Há uma certa homogeneidade entre as 11 músicas que compoem "Hexagram", além de um conceito "Dr Jekyll & Mr Hyde" rolando como fio condutor das músicas, mas não têm como não destacar a semi-mamutesca "Feed Our Illusions" que encerra o álbum. Groove pesado, ótimos riffs, lembrando em partes algo de bandas como Alice in Chains, Tool e Mastodon, nada complexo mas muito eficiente. Espero realmente que eles explorem esse caminho mais denso, em mais temas no futuro.

Apesar da França nunca ter sido referência em rock pesado, tem sempre boas bandas surgindo por lá, e as que cantam bem em inglês, como o Gojira por exemplo, acabam se internacionalizando mais facilmente. Com o Headcharger não é diferente, já fizeram tour de suporte a várias bandas famosas, e também tocaram em grandes festivais, tais como Hellfest, Sonisphere e Bloodstock, na Europa.

Estão juntos há 20 anos, desde quando a banda ainda se chamava Doggystyle, e praticavam um crossover metal/hardcore. Ouvindo "Hexagram" nota-se claramente que o grupo amadureceu muito, e hoje faz juz em figurar entre os melhores álbums ano. Pelo menos dentre os que recebi em 2017 :)

Ouça o depoimento dos músicos Romain Neveu e Sébastien Pierre no player abaixo, o Headcharger é logo a primeira banda em destaque no programa.



  • Share:

You Might Also Like

0 comments