Os melhores lançamentos de 2022 - Parte 1: BRASIL

By Guzz69 - dezembro 29, 2022

É sempre uma tarefa árdua elaborar listas de final de ano, para além da enorme quantidade de lançamentos a que somos submetidos mês a mês nas mais variadas vertentes do rock/metal mundial, ainda corremos o risco de deixar passar batido algum diamante no meio de tanta pedra preciosa. Claro que é preciso ter sempre em conta o carácter subjetivo da avaliação, porém nem sempre a mesma é aceita ou bem interpretada. Claro que o que mais se vê por aí são interesses paralelos influenciando as escolhas, sem falar no sempre presente, jabá. No meu caso, procuro sempre pautar minhas indicações na qualidade e originalidade dos trabalhos, evitando o lugar comum ou popularidade das bandas envolvidas. 

Em 2021 foram cerca de 1500 álbuns para avaliar, e como alguns de vocês devem ter reparado, acabei não publicando o TOP50 global tal como havia feito em 2020 (em anos anteriores era um total de 30 álbuns), mas ao menos fiz 30 indicações nacionais no TikTok, Twitter e Instagram. Este ano consegui me reorganizar com novos critérios de avaliação, e irei compensar com um super TOP100 global em Janeiro! No presente momento tenho na playlist deste ano cerca de 1200 lançamentos, porém excepcionalmente só incluirei álbuns recebidos (digital ou físico) para review  em meus tops. Esta foi uma decisão importante a tomar, visto que não recebo material promocional de grandes selos e/ou gravadoras, e mesmo assim eu acabava incluindo muitos deles nos meus TOPs, consequentemente ofuscando ótimos lançamentos independentes, assim como de editoras de menor porte. O mais incrível é que o nível dos materiais recebidos está tão alto, que nenhum medalhão como Ozzy, Scorpions, Saxon, Queensrÿche, Megadeth, Kreator, Destruction, Ghost, Rammstein ou Shaman farão falta por aqui, muito embora TODOS eles tenham lançado ótimos álbuns no corrente ano.


Por outro lado, a quantidade de álbuns de artistas/bandas do Brasil que recebi este ano foi bem menor do que a média dos últimos 3 anos, e por isto reduzi o TOP30 para um singelo TOP10 de álbuns em longa diração, para além do habitual TOP10 de EPs. Abaixo você confere os álbuns/bandas que ganharam a minha atenção e que recomendo vivamente. Os artistas estão listados por ordem alfabética, com links para vídeos oficiais, e seguidos do estilo musical e os estados a que são originários. Confira alguns deles e deixe a sua opinião nos comentários!

Bare Knuckle - We Used to Bloom [Post-metal, Sludge, Screamo] SP

Bayside Kings - Tempo [Hardcore] SP

Denfire - Collective Insanity [Dark Thrash, Speed Metal] SP

Drámon - Performar Selvagem [Ambient, Electro, Experimental] SP

Forte Norte - Impulso [Rock] SP

Mathagal - Contos da Meia Noite [Groove Metal] SC / EUA

Metade de Mim - Depois de tudo que eu passei [Alternative Rock / Emo] SP

Teorias do Amor Moderno - Cartas para Dario [Indie Rock] SP

The Non-Playable Characters - Post Earth Episode 1 - Autosaving [Prog Rock, Video Game] RJ

Tosco - O Brasil é o Crime [Crossover Thrash] SP

A lista acima inclui apenas EPs, ou seja, álbuns com até 6 músicas que não ultrapassam a totalidade de 30 minutos de duração. A maioria deles são projetos da grande São Paulo, por isso deixo a minha recomendação especial para as novidades Mathagal de Santa Catarina e The Non-Playable Characters do Rio de Janeiro.


A Banda dos Corações Partidos - Canções de Ódio, Ressentimento e Abandono [Indie rock] SE

Acacia Crown - First Acacia [Folk Extreme Metal] SP

Apnea - Sea Sound [Post-grunge, Stoner rock] SP

Drowned - Recipe of Hate [Thrash Death Metal] MG

Fabio Golfetti - Songs & Visions [Jazz Fusion Rock] BR / UK

Invisible Control - Created in Chaos [Progressive Death Metal] AL / PE / RN

Ivory Gates - Behind The Wall [Progressive Metal] SP

Marenna - Voyager [Melodic Hard Rock] RS

Molho Negro - Estranho [Rock] PA

Ratos de Porão - Necropolítica [Crossover Metal Hardcore] SP

Como afirmei no início deste artigo, a lista dos melhores álbuns nacionais em longa duração está mais enxuta este ano, porém bem mais eclética do que anos anteriores. Do indie rock ao metal extremo, temos estreias interessantes como as do Acacia Crown, Apnea e Invisible Control, bem como os regressos dos veteranos Drowned, Ivory Gates, Marenna e Ratos de Porão. Para apimentar a lista decidi incluir uma pitada de MPB com os sergipanos A Banda dos Corações Partidos, e também uma pitada de jazz com o excelente trabalho solo de Fabio Golfetti, músico que acumula funções no Gong, veterano grupo Francês de prog rock. Curtam sem moderação, e não se esqueçam que em breve soltarei o TOP100 internacional de 2022! Boas festas e até 2023 \m/

  • Share:

You Might Also Like

0 comments