E eis que recebo o primeiro lançamento de 2022 em formato físico, The Last Acacia, o álbum de estreia do projeto ACACIA CROWN. O trabalho foi recentemente editado pelo selo Heavy Metal Rock em CD Digipak com arte de capa assinada pelo russo Yaroslav Gerzhedovich, e envolta num belíssimo slipcase com arte assinada pelo vocalista Heverton Souza. Embora tenha recebido o trabalho sem o habitual press release, consegui descobrir que a banda (incialmente um quarteto) agora se promove como um duo composto pelo guitarrista/tecladista Fabricio Sawaya, e o já citado vocalista que também atende pelo codinome Áscaris. Trata-se de um projeto de música extrema experimental que mescla elementos de black, death e doom em suas vertentes mais melódicas, pontuadas pelo uso de teclados, guitarras acústicas, flautas, percussões, e até mesmo um bouzouki (instrumento de origem grega da família do alaúde) que confere um tom avant-garde à sua proposta musical.
Heverton Souza e Fabricio Sawaya |
A faixa título é o abre alas do álbum, e traz de cara essa mescla de estilos de forma mais evidente, colocando o ouvinte mais desatento "perdido" em busca do norte em algum deserto do médio-oriente. No entanto é com Behind the Silence que o grupo mostra uma maior solidez de composição, alternando andamentos e intensidade de forma eficaz, e que culminam num refrão bem conseguido e orelhudo. O mesmo não se pode dizer da faixa seguinte The Wait onde o grupo tenta repetir a mesma fórmula num tema mais longo (quase 12 minutos) sem o mesmo sucesso. Em Guilty Dreams voltam a flertar com o experimentalismo de forma satisfatória (voz sobre solos de guitarra dobrados, e dedilhados acústicos) muito embora sirva mais como interlúdio para a fantástica Blast Vaccum, onde temos vocais limpos nas partes acústicas e vocais mais "rasgado" nas partes mais intensas, num equilíbrio perfeito death/doom melódico de excelente instrumentação. Um tema tão bom que parece encaixotado entre interlúdios, desta vez a ótima peça instrumental leva o nome de Clamour Ad Vitam. Na sequência temos Black Wind, a mais black metal 'desenfreado' do alinhamento, porém bem trabalhada e com destaque para os solos ultra melódicos do Fabrício. Confira o video oficial deste ótimo tema abaixo.
Para encerrar o álbum temos Gallery of Lies, incluído como faixa bônus exclusivo da versão física. O tema foi o primeiro single a ser promovido deste álbum, e tal como Behind the Silence (segundo single), convence pela boa composição e ótima execução dos músicos. A melodia do refrão me soou bem familiar, mas a execução vocal do Heverton é bem variada (sobreposta com tons mais graves em alguns momentos) e em geral convincente, sem nunca precisar recorrer aos exageros agudos de um Dani Filth, por exemplo. Talvez por isso a música do Acacia Crown acabe ganhando esse efeito raro na música extrema, que é o de poder cantarolar as letras dos refrões, visto que as melodias da guitarra estão sempre lá de fundo, ajudando a tornar memoráveis esse lote de boas canções. Em resumo, The Last Acacia é um trabalho de apresentação bem produzido e digno de registro, mostrando um grupo confortável em diversas frentes da música extrema, ousado nas experimentações, e o mais importante de tudo, com grande potencial de evolução.
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