Otargos - Fleshborer Soulflayer (2021, XenoKorp)

By Guzz69 - agosto 15, 2022

 

Riffs matadores, acordes dissonantes, vocais inumanos, e velocidade estonteante são alguns dos predicados do mais recente trabalho de estúdio em longa duração do quarteto Francês Otargos. Embora este seja meu primeiro contato com sua música (promo enviado pelo Zach da Metal Devastation PR em Novembro de 2021), acabo de descobrir através do canal oficial da banda no youtube, que há 13 anos faziam sua primeira tour em solo nacional, inclusive tendo seus primeiros álbuns lançados por aqui. Muita coisa mudou em sua carreira desde então, e sua sonoridade inicial (black metal old school) evoluiu para um blackened death metal técnico dos mais bem produzidos, ousados, e incisivos da Europa, igualando-se facilmente a nomes como Behemoth, Vader ou até mesmo a seus conterrâneos Deathspell Omega.

Otargos

Entre as novidades do novo álbum Fleshborer Soulflayer temos a precisa e veloz execução rítmica de Michael Martin (ex-Exocrine, ex-Fleshdoll) na bateria, e o regresso do guitarrista Astaroth que havia gravado 3 álbuns com o grupo entre 2007 e 2010. O domínio técnico do quarteto impressiona desde os primeiros segundos da hiper veloz Incursion of Chaos (confira no video oficial abaixo) até a mais cadenciada Sentinel que encerra o álbum. Ao todo são cerca de 35 minutos avassaladores de música extrema (10 temas contando com a intro Rise of the Abomination e o outro Warp), pautados por inesperadas mudanças rítmicas, pausas (!) e solos de guitarra bem colocados, e uma sensibilidade melódica rara em grupos deste calibre sônico. Os registros vocais do guitarrista Dagoth também são dignos de nota, bem colocados e variados, através de efeitos sonoros e do inteligente fraseado das letras, tornando algumas palavras perceptíveis e memoráveis, algo pouco comum no gênero.


A novidade foi lançada em Dezembro do ano passado pela editora independente Xenocorp, e está disponível em CD, LP e K7 somente em território Francês. Apesar de não ser um ouvinte assíduo de música extrema, este trabalho me chamou bastante a atenção, e merece o devido destaque, especialmente para quem acompanha o restrito nicho da música extrema no Brasil. Afinal, temos o Krisiun como um dos pilares do gênero, orgulho nacional, e um dos mais respeitados representantes (pós Sepultura) a nível mundial. Sim, se você gosta de Krisiun, você certamente saberá apreciar o OrtagosFleshborer Soulflayer é um excelente trabalho que engrandece este filão tão concorrido, e pode/deve ser conferido na íntegra e/ou baixado em mp3 através do bandcamp de sua atual editora no player abaixo.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments