Bloodride - Idiocracy (2021, Great Dane Records)

By Guzz69 - junho 09, 2022


Bloodride é um grupo de thrash metal oriundo de Helsinki que se mantém ativo desde sua formação no ano 2000. A estreia discográfica em longa duração só viria cerca de uma década depois através do álbum Crowned in Hell (2011). Desde então o grupo já lançou mais 3 álbuns de estúdio, sendo o mais recente Idiocracy lançado em Setembro do ano passado pelo selo Great Dane Records, 10 anos após o debut. Trata-se portanto de um grupo com boa maturidade musical, experiência, e extremamente focado em seu thrash metal (invariavelmente) veloz e extremo, pontuado por alguma melodia nos refrões e nos ótimos solos da dupla de guitarristas. A formação mantém-se estabilizada desde a entrada do guitarrista Simo Partanen (Ex-Drop Forge) em 2013, ou seja, o mesmo quinteto que gravou Bloodmachine (2014), Planet Alcatraz (2016) e o mais recente Idiocracy (2021).

Bloodride
Confesso que nunca tinha ouvido falar do grupo, mas fiquei satisfeito em receber este promo da MD/PR pois a audição das 12 faixas que compõem o álbum me agradou bastante, especialmente a parte instrumental e os excelentes riffs debitados ao longo dos 39 minutos de implacável fúria direcionada às mazelas que a humanidade pratica a si própria e a seu habitat. O press release direciona a banda para fãs de Exodus, Death Angel e Testament, mas muito sinceramente não achei muitas referências dessas bandas neste álbum, talvez um pouco de Testament nas partes mais cadenciadas aqui e acolá. O vocalista Jyrki Leskinen tem um registro bem agressivo, do tipo que se ouve em bandas sludge, mais ou menos na linha do nosso Max Cavalera. Aliás, o tema Thoughts and Prayers me lembrou bastante a fase áurea do Sepultura. Destaco também a faixa Cast out from Idiocracy que encerra o álbum e cuja parte vocal mais gutural me fez lembrar João Gordo do Ratos de Porão. Confira no videoclipe abaixo!


A Finlândia é um dos países com o maior número de bandas por metro quadrado do mundo (!), sempre revelando grandes grupos a nível Europeu nos mais diversos gêneros musicais. No quesito thrash porémnunca exportou grandes nomes a nível mundial, com exceção talvez do Lost Society em anos mais recentes. No geral são as bandas mais melódicas (power, sinfônico, prog e death) que conseguem atingir maior popularidade. Não acredito que o Bloodride irá figurar entre os grandes um dia, mas não duvido que estão próximos de ser referência em termos de thrash em seu País natal. Em suma, Idiocracy é tão intenso quanto um soco no estômago, e tão efetivo quanto um tapa na cara. Você leva uma surra mas aprende uma lição.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments