MOM 2015 TOP30 - Part 6/6

By Guzz69 - janeiro 09, 2016

5


Praticantes de uma sonoridade pouco comum em território nacional, os Curitibanos THIRDEAR destacam-se pela ousadia e originalidade de sua estréia em longa duração Resilience, editada de forma independente em Abril do ano passado. A identidade da banda é calcada na conjunção de estilos que vão do rock progressivo ao metal mais extremo e cacofônico, com direito a incursões jazzístiscas. O trampo foi mixado e masterizado na Suécia, por Daniel Bergstrand e Giorgos Nerantzis, nomes ligados a bandas como Nightrage e Meshuggah. Aliás, há aqui algumas similaridades a apontar com o Djent do Meshuggah, banda a quem tiveram a oportunidade de abrir em sua primeira vinda ao Brasil em 2013. O que os diferencia dos Suécos são os contrastes entre vocais limpos e urrados de Júlio Miotto. Não é um disco fácil de digerir, mas deixa transparecer grande potencial.

4


Surgiram em 2000 em Orlando, Flórida, e após 3 anos editam seu debut pela Lifeforce. Pouco tempo depois assinam com a Roadrunner, e de lá pra cá já somam 6 álbuns pela gravadora. O TRIVIUM é um daqueles grupos da nova era do heavy metal, que em busca de uma identidade própria, vão tentando de tudo um pouco. Difíceis de catalogar, já estiveram associados a estilos como thrash metal, metalcore e death metal. Em Silence in the Snow optam por uma abordagem ainda mais melódica que a habitual, principalmente nas harmonias vocais de Matt Heafy, atualmente o único membro da formação original. O peso ainda está lá, as variações ritmicas e o ótimo trampo das guitarras também. Talvez a maior novidade fique por conta da total ausência de vocais rasgados, e da tonalidade épica de alguns temas. No geral, um ótimo trabalho, homogêneo e memorável.

3


Depois de um longo hiato, o grupo de folk metal TUATHA DE DANANN oriundo de Varginha, Minas Gerais, regressa com seu quarto trabalho estúdio, o excelente Dawn of a New Sun. O sexteto liderado por Bruno Maia é sem dúvida o maior representante do gênero no Brasil, e tem cacifo para ser um dos maiores do mundo. O amadurecimento dos músicos é notório, a produção é ótima, e as composições reúnem todas as características habituais do gênero. De quebra o CD ainda traz a participação especial do mítico Martin Walkyier (Skyclad) nas vozes de Rhymes Against Humanity. Um regresso muito aguardado que revigora a essência da música Celta nos dias hoje.

2


Quem tinha saudade do heavy metal mais tradicional de contornos épicos, pôde se deliciar com a estréia de longa duração dos norte-americanos VISIGOTH. Apesar dos eventuais clichês do estilo, o que mais impressiona em The Revenant King é a homogeneidade e honestidade da proposta. O quinteto de Salt Lake City encarna de corpo e alma a história de um povo, suas épicas batalhas, sacrifícios e profecias; e musicalmente faz um resgate nostálgico dos bons tempos da N.W.O.B.H.M. Outra grande referência na sonoridade é Manilla Road, a quem prestam tributo na versão de Necropolis. Espero sinceramente que não desapareçam prematuramente como os Suécos Heavy Load, mas também torço para que não se tornem redundantes como os conterrâneos Manowar.

1


Entre as inúmeras estréias dentro do rock/metal "orelhudo" de 2015, não tem como não destacar A Thousand Words do grupo Inglês WEARING SCARS. O quinteto conta com o excelente vocalista Chris Clancy (ex-Mutiny Within) e os riff pesados de Andy James (ex-Sacred Mother Tongue), que desfilam competência, intensidade emocional, e potencial radiofônico nas 13 canções do CD. Certamente um grupo com incrível potencial, que soube amadurecer a partir dos fracassos e cicatrizes de experiências passadas. Recentemente finalizaram a tour européia com Tremonti, e estão prontos para invadir o mercado norte-americano.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estes foram alguns dos principais destaques em termos de lançamentos do universo rock/metal sem fronteiras editados no ano passado. Em breve será disponibilizado um podcast especial com músicas de todas as bandas deste TOP30, com direito a transmissão exclusiva pela Rádio Rock Nation. Até lá já podem conferir a video playlist abaixo dedicada ao especial, e publicada em nosso canal do youtube.



  • Share:

You Might Also Like

0 comments