Resumo dos melhores lançamentos do Brasil em 2019

By Guzz69 - janeiro 02, 2020


Como vem sendo habitual nos últimos anos, apresentamos nossa lista de indicações dos melhores lançamentos do ano. Em 2019 tivemos inúmeros álbuns de qualidade a nível nacional, principalmente de bandas estreantes ou pouco conhecidas do grande público, entre outras mais rodadas em busca de afirmação no concorrido cenário independente do Brasil. Para incentivar projetos que optaram por  lançar trabalhos em curta duração (Ep's), elaboramos mais uma vez um TOP10 destacando os seguintes projetos em ordem alfabética: ÂMBAR - Metalcore de Porto Alegre/RS; CORPSIA  - Thrash Metal de Londrina/PR; DAKHMAS - Death Metal de São Paulo/SP; DEBREED - Rock/Metal Post-Grunge de São Paulo/SP; HIGHER - Heavy Groove Metal de Campinas/SP; INHERENCE - Deathcore de São Paulo/SP; TERRA CONVEXA - Metal Progressivo de Vila Velha/ES; TUATHA DE DANANN - Celtic Folk Metal de Varginha/MG; URANTIA - Melodic Power Metal de Petrópolis/RJ; e WOSLOM - Thrash Metal de São Paulo/SP. Vale citar que somente as bandas Debreed e Inherence nos enviaram material físico, o que por si só não garante presença no top, porém ajuda bastante na avaliação do trabalho. O Inherence inclusive chegamos a entrevistar no ano passado, tendo seus 4 integrantes participado de nosso bloco de reação Double Shot.

Os 10 melhores Ep's nacionais de 2019
Para nosso TOP30 de full albums nacionais de 2019, dividimos os destaques em 3 categorias. Na categoria BRONZE tivemos diversas estreias, tais como o projeto instrumental da guitarrista paulistana LARI BASILIO; o heavy metal do OVERLLOUD e SINAL DE ATAQUE, ambos do estado da Paraíba; e duas bandas do interior de São Paulo, os thrasher TORMENTA de Ribeirão Preto e o power metal do WINTER SKY de Campinas. Tivemos 3 bandas lançando seus segundos trabalhos, o FURIA INC. representando o groove metal e O QUADRIVIUM representando o metal progressivo instrumental, ambos de São Paulo; e ainda o DIVISION HELL representando o death metal do Paraná, mas que infelizmente anunciou o fim de atividades poucos meses após seu lançamento. Entre os mais experientes tivemos o terceiro álbum do grupo carioca HATEFULMURDER com seu death/thrash sempre em evolução; e finalmente o SUNROAD de Goiás com seu sétimo trabalho de estúdio, representado uma sonoridade mais tradicional do heavy metal.

Top30 Brasil - Categoria Bronze 2019
Na categoria PRATA tivemos 4 bandas estreantes, o technical death metal do THE DAMNED HUMAN FLESH de Bragança Paulista/SP, o progressive thrash metal do ENDUST de Jundiaí/SP, o epic power metal do FEARLESS de Juiz de Fora/MG, e o folk power metal do TANDRA de Curitiba/PR. Lançando seu segundo trabalho de estúdio tivemos o hard'n'heavy do DUNE HILL de Recife/PE; e ainda 3 bandas lançando seus terceiros trabalhos de estúdio, o rock progressivo do projeto ORIGENS de Maceió/AL encerrando sua interessante trilogia; o metalcore do JOHN WAYNE e o power metal do ARMORED DAWN, ambos da capital de São Paulo. Fechando esta lista tivemos dois grupos veteranos com seus quintos trabalhos de estúdio, o thrash crossover do UGANGA de Uberlândia/MG, e o projeto do guitarrista paulistano MICHEL OLIVEIRA com seu metal moderno de contornos progressivos.

TOP30 Brasil - Categoria Prata 2019
Na categoria OURO tivemos 3 estreia bombásticas, o melodic death dos paulistanos KRYOUR, o heavy power metal dos gaúchos RAGE IN MY EYES, e o oriental prog metal dos cariocas VIKRAM. Com um segundo trabalho de estúdio lançado tivemos 5 bandas; o doom metal dos mineiros PESTA, o metalcore dos cariocas RECKONING HOUR, o crossover thrash dos santistas SURRA, o stoner doom dos potiguares SON OF A WITCH, e finalmente o heavy metal tradicional do projeto solo do paulistano YURI FULONE. Fechamos este top30 com dois grupos veteranos apresentando seus terceiros trabalhos em longa duração; os paulistas STATUES ON FIRE representando o punk rock/melodic hardcore, e os brasilienses AGE OF ARTEMIS com seu excelente progressive melodic power metal.

TOP30 Brasil - Categoria Ouro 2019
Ao todo 40 bandas foram destacadas nestes dois tops nacionais, e você pode conferir um pouco de cada uma delas no vídeo abaixo, assim como através dos links das páginas oficiais do facebook oficial das bandas que destacamos nesta matéria. As bandas independentes precisam do seu apoio para continuar desenvolvendo estes ótimos trabalhos. Faça a sua parte também!


  • Share:

You Might Also Like

0 comments