Ressucitando um Blog adormecido!

By Guzz69 - junho 12, 2021


Pois é pessoal, muita água rolou por aqui desde a ultima publicação neste blog, então decidi fazer um pequeno resumo destes últimos 12 meses de atividade, sobretudo nos meus canais do youtube. Por lá dedico meu precioso tempo para manter vivo o espírito "mente aberta" que norteia minha vida há 20 anos. Sim, o Metal Open Mind está completando 20 anos desde que surgiu como uma humilde webzine, tornando-se rapidamente num popular website de música em Portugal. Nunca é demais lembrar que duas pessoas foram fundamentais para que esse sonho se tornasse realidade, o programador Português João Vieira e meu amigo de aventuras musicais, o designer Marcelo Vieira. Sem a ajuda deles neste pontapé inicial em termos de profissionalismo, o projeto nunca teria saído do forno amador. Um bem haja a eles!

Na contramão dos habituais tops de fim de ano das maiores publicações do gênero, quer sejam nacionais ou internacionais, elaborei mais uma vez 3 listas de destaques, duas com bandas Brasileiras e uma com bandas internacionais. No total foram mais de 1000 lançamentos avaliados, sendo 10% deles de projetos nacionais. Mais uma vez a esmagadora maioria foram recebidos de forma digital, o que não nos impediu de conferir, avaliar e promover aqueles que mais chamaram a atenção no somatório qualidade musical, apresentação e originalidade. Entre Ep's e Full álbuns, os 40 melhores artistas/bandas nacionais foram: 5th Machine, Absens, Aquaria, Arsenal Renegade, Ashburn, Cangaço, Chaosfear, Cova Rasa, DAM, Death Conspiracy, Die For A Reason, Doomslang, Ferreira, Evendusk, Evil Inside, Goaten, Kiko Loureiro, Landall, Levitanea, Lost Forever, Marenna, Marenna/Meister, Michel Oliveira, Mofo, Nightwolf, Plano D, Roosa de Saron, Scalene, Scars, Semblant, Sepultura, Seven Crowns, Seventh Sign of Heaven, Silent, Southern, Taurus, Válvera, Warshipper e Weedevil. Para finalizar os destaques anuais, pela primeira na história do MOM, encarei a árdua tarefa de destacar 50 álbuns em um TOP global, e o resultado você pode conferir/relembrar no vídeo abaixo.


Nestes últimos 12 meses produzi cerca de 60 vídeos para o canal do Metal Open Mind no youtube, e para compensar a ausência de shows e coberturas, convidei algumas personalidades da cena underground para bate papos remotos (Carlos Vandalo e Wladimyr Cruz são os únicos que aceitaram o desafio ate agora), criei novos quadros relacionados ao colecionismo musical tais como os de unboxings e comparativos de compras online, e também o Perguntas & Respostas, onde ao lado do companheiro Edilson Pichiliani, respondo sobre hábitos e curiosidades de quem coleciona música no formato físico a mais de 35 anos. O Papo de Colecionador seguiu firme e forte, com diversos programas temáticos (1980, 1981, 1991, 2001, Bandas Virais e Pandêmicas, Mascarados do Rock/Metal), e demos continuidade aos especiais Cristão e Afrodescendência, para além do bloco Sugestão do Assinante e os populares Super Updates. Outro bloco que ganhou novo formato foi o Nightshift Reaction, agora com trinca de reações individuais, logo após ter finalizado as séries referentes aos videos recebidos por nossos canais do Twitter e Instagram.


Entre os vídeos mais assistidos neste período estão os de garimpos de vinil que consegui fazer pessoalmente no ano passado durante a pandemia. Com quase mil views está o video da Galeria Nova Barão no centro de São Paulo, e quase chegando na mesma marca está o video do Casarão do Vinil, gravado na zona leste de São Paulo. Foram experiências interessantes de compra de discos usados, e que tentarei voltar a fazer no futuro, claro está, se meu curto orçamento permitir, e tomando todos os cuidados necessários para me manter imune ao virus Covid.


Paralelamente ao Metal Open Mind, dei continuidade ao meu canal em inglês (guz69) onde publiquei cerca de 70 vídeos, sendo a grande maioria deles referente a concursos da Comunidade Internacional de Colecionares no Youtube. Ultrapassei a marca de 300 inscritos no canal, e lançei um épico concurso inspirado na obra de Frank Miller, juntamente com um amigo Finlandês (Mr. Finglish), tendo este concurso obtido um ótimo feedback e participação de inúmeros membros da comunidade de colecionadores. É muito gratificante poder divulgar artistas nacionais para este seleto grupo de forazes consumidores mundo afora, pois o mesmo nutre um interesse genuíno pela música de nosso País.

 

O futuro é incerto, ainda mais diante de uma pademia que não tem fim, e a total falta de parcerias ou incentivos financeiros para continuar a tocar o projeto, mas com certeza continuarei a ouvir muita música de qualidade em seus mais diversos quadrantes, e sempre que puder, compartilharei um pouco dessa minha infinita paixão com simpatizantes que me encontrarem por aqui, no facebook, instagram ou twitter, mas principalmente no youtube. A propósito, vale lembrar que estamos prestes a atingir a marca de 2000 inscritos em nosso canal, e iremos celebrar a ocasião com mais um passtempo repleto de prêmio para nossos seguidores. Bom, daqui um ano quem sabe eu me lembre de fazer um novo update neste blog, contando um pouco mais de minhas aventuras que estão por vir. Para aqueles que me apoiaram no passado, e que continuam apoiando até hoje, o meu mais sincero obrigado. Gratidão eterna a todos vocês \m/

Guz

Assista meu último video de garimpo online!


  • Share:

You Might Also Like

6 comments