Spectrus - Mankind [2018, Mafer Records]

By Guzz69 - outubro 22, 2019


SPECTRUS é um nome que me é familiar desde meados dos anos oitenta, quando a cena underground em São Paulo começava a fervilhar com novas bandas de heavy metal tais como Viper, Vodu, Harppia e Salário Mínimo. Liderados pelos irmãos Rocha, o grupo correu anos a fio pelo circuito de bares e festivais divulgando um par de demos, porém sem nunca registrar em disco seu metal tradicional de longas canções inspiradas por Iron Maiden e letras em português. Em 2012 o grupo regressou remodelado após um hiato de 11 anos, motivados pelo tributo ao repertório antigo da banda, gravado pelo Prellude de Mogi das Cruzes, e editado pela Metal Soldiers Records em Portugal. Dois anos depois da reformulação, lançam finalmente o debut No Name pelo selo independente Mafer Records, porém trazendo uma sonoridade bem diferente daquela que os caracterizou em início de carreira. Da formação deste disco apenas o vocalista Danillo Paulus e o baterista Yago Magalhães se mantiveram para a gravação do mais recente trabalho Mankind, lançado no ano passado. Um disco que voltou a colocar o nome da banda em evidência no cenário underground, não só devido a uma importante evolução sonora, mas principalmente pela solidez e coesão do novo repertório.

SPECTRUS 2018
Em julho passado conversei com Danillo e o novo baixista Vitor Muñoz, em entrevista exclusiva para o Eclipse Metálico de Portugal. Naquela oportunidade os músicos puderam explicar melhor o conceito de temas como "Where Have You Been" e "Love", cujos videoclipes podem ser conferidos na íntegra durante a entrevista abaixo:


Os dois temas citados acima abrem a novidade Mankind, e são ótimos exemplos de como boas canções podem ganhar força com uma excelente produção caseira. O trampo da dupla de guitarras (Mamoru e Edgar) é digna de nota, destilando riffs matadores por todo o álbum, enquanto a cozinha (Vitor e Yago) mantém uma base sólida e bem equilibrada, com boas doses de groove e execução imaculada. Não dá para deixar de citar a ótima performance do vocalista Danny, em notória evolução desde o trabalho anterior. A balada pesada "For You" é um dos pontos altos de sua execução no disco, com ótimo controle de voz e sem os exageros do álbum anterior. No tema "Love", o músico gravou versões em alemão e sueco, provando também sua capacidade multilíngue. No geral as músicas são bem construídas e orelhudas, e talvez só pequem mesmo por um certo excesso de repetições em alguns refrões. De resto trata-se de um trabalho bem dinâmico, atual (em termos líricos e de produção), e acima da média se comparado com outros trabalhos independentes no Brasil.

Tanto o baixista Victor Muñoz, quanto o vocalista Danillo Guedes, toparam participar de nosso desafio "Double Shot", reagindo à músicas aleatórias de nosso top de álbuns de 2018. Na ocasião eles comentaram em simultâneo à um tema do grupo nacional HellLight e à um tema do guitarrista norte-americano Jason Becker. Confira no vídeo abaixo:


O Spectrus vêm se apresentando com shows pontuais em São Paulo desde que regressou ao Brasil após sua segunda tour pelo continente europeu. Na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro, estarão presentes na 9ª edição da Tattoo Week, no pavilhão de exposições da São Paulo Expo, onde atuarão a partir das 19h. Não perca mais esta grande oportunidade de conferir o ótimo trabalho ao vivo deste renovado e importante grupo da história do heavy metal nacional.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments