Step By Step Project - 5 Senses (2021, EP)

By Guzz69 - julho 05, 2022

Este é para mim, um dos melhores exemplos de como apresentar um projeto musical nos dias de hoje. O EP sempre foi sinônimo de uma 'pequena amostra' do potencial de um grupo, mas quando produzido 'por etapas' (Step by Step) igualmente lapidadas e impecáveis como este 5 Senses, demonstram não só audácia e a criatividade do projeto musical, mas também um grande envolvimento em todos os aspectos da produção. Considerando 5 singles lançados através de clipes oficiais em intervalos de 3 semanas, e apresentados em formato collab com 5 diferentes vocalistas, pavimentam o início de uma jornada competente de futuro  promissor :)

01. Silver Rain (Acrimonious) - feat. Yannick Schmidt


O EP começa com a longa e fantástica Silver Rain e seu instrumental intrincado, em ritmo crescente, pulsante e cativante, revelando não só a veia prog metal mais convencional do projeto, mas também uma boa dose de sofisticação, swing e dinâmica. Os detalhes de produção saltam a vista a todo momento, quer seja através de emocionais solos de guitarra (For the Love of God?) e de teclado, ou da performance imaculada do vocalista Yannick Schmidt. Para além de uma ótima voz limpa, o convidado não se abstém de "arranhar" em alguns momentos da canção, algo próximo de um registro black metal. O pormenor azul na camiseta do baterista não é aleatório!

02. The Truth (My Pillow) - feat. Nuel



Eu diria que The Truth é o momento mais simples e melancólico aqui representado, mas nem por isso menos importante, apresentando mais uma faceta do grupo. Com um formato de canção mais convencional, sem a veia prog dos outros temas, a faixa me remeteu para algum material "Love Metal" dos Finlandeses HIM. Quem empresta voz ao tema é Nuel, que faz uma boa performance nessa linha vocal mais emocional.

03. Listen - feat. Seraina Telli 


Em Listen temos uma pegada funk pop mais acentuada, swing mescla-se ao rock de forma contagiante. A descontraída performance vocal de Seraina Telli (Dead Venus, ex-Burning Wiches e Rizon) é incrível, rebeldia pop, que chama a atenção também pelo tons de azul no cabelo, e a rebeldia transpiradas nas letras "I can feel you, but I don't trust you! I can hear you but I you don't listen to me"

04. Your Dreams Made You Blind - feat. Raya Sarontino


O terceiro tema Your Dreams Made You Blind soa bem diferente dos restantes, em jeito de semi-balada jazz carregada de emoção, e pontuada pela voz madura de Raya Sarontino.

05. Pull On It - feat. Miss Maddiecation


Para fechar temos Pull On It, voltando ao peso grooveado e com melodia árabe no pré-refrão, numa composição nu-metal de fusões com rap e até mesmo trazendo referências musicais do hair metal do Phantom Blue. A convidada da vez é Miss Maddiecation que encanta pela rebeldia genuína, sem precisar se esforçar muito.

De uma forma geral gostei mais das duas músicas mais longas (Silver Rain e Listen) pois são ótimos exemplos da sensibilidade pop de uma banda prog super capaz instrumentalmente, enquanto os 3 restantes temas são mais convencionais e de maior acessibilidade para públicos distintos do rock mainstream. 

É assim que se apresenta um EP com letras maiúsculas, de gênero multifacetado, meticuloso, super bem produzido de forma independente para um público mente aberta e sem fronteiras. O Step By Step Project está de parabéns com esta primeira amostra de seu projeto musical. Para conferir PASSO A PASSO através do clipes individuais já listados neste artigo, e dos seguintes que se advinham a seguir.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments