O Wiseman é um trio formado em São Paulo no final de 2013, e que pratica um rock alternativo inspirado em bandas dos anos 90. Entre suas principais influências estão bandas norte-americanas de punk rock, grunge e post-hardcore, das mais alternativas como Farside e Quicksand, às mais populares como Dinosaur Jr. e Nirvana. Mind Blown é o seu primeiro álbum em longa duração e foi lançado de forma independente em Maio deste ano por um esforço coletivo de 3 selos independentes. Antes disso haviam lançado 2 EP's, um em 2014 e outro em 2016. O trio é formado por Thiagones na guitarra e voz, Fábio Nasci no baixo e Luiz Chagas na bateria, apesar dos músicos não estarem creditados no encarte do CD. Em geral o instrumental da banda é simples e denso, porém orgânico, energético e eficaz. As composições são carregadas de distorção (até mesmo na voz em alguns momentos) com muita emoção à mistura, o que nos faz prestar atenção nas letras debitadas de forma melódica, e em inglês fluente, pelo guitarrista. O conteúdo lírico aborda questões do cotidiano, angústias e decepções, numa perspectiva pessoal porém de fácil identificação pelo ouvinte mais atento. As 10 canções do álbum estão num mesmo nível de qualidade, sendo difícil destacar alguma em detrimento das restantes. Mesmo assim destaco o tema "Be Natural", a meio tempo e com um bom trabalho complementar de backing vocals; o tema de abertura "Weight", que conta com bons riffs e passagens mais trabalhadas; e ainda "Shut Up and Listen!" que fica no meio termo das duas, mas que possui um trampo interessante de guitarra, um baixo pulsante e cristalino, e uma boa dose de raiva contida e acidez lírica. Não poderia deixar de referir também, as ilustrações da capa e do artwork assinado por Flávio Grão (o digipak traz um encarte), pois traduzem na perfeição os temas abordados no álbum. Em jeito de sketch, o Wiseman passa a idéia de que a simplicidade também é importante, e tal qual a sua música, pode traduzir de forma catártica, assuntos complexos da vida. Confira o som 'sensato' da banda no player abaixo, e deixe sua mente explodir!
Paul Gilbert faz workshow com data única em São Paulo no final de Outubro
By Guzz69 - setembro 26, 2018
Paul Gilbert, músico que passou por bandas como Mr. Big e Racer X, vem a São Paulo apresentar um WorkShow que conta com músicas de sua carreira e alguns covers. Ele também responderá a perguntas dos fãs durante o evento que acontece dia 28 de Outubro. Com produção da TC7 e LiveCo, o show faz parte das comemorações de 24 anos do Manifesto Bar. Esta será uma ótima oportunidade para o público brasileiro rever o guitar-hero, e conhecer de perto a sua apurada técnica. Paul Gilbert mantém uma ótima relação com fãs nacionais, desde quando atuou no País pela primeira vez com o Mr. Big em 1994. Sua última passagem pelo País foi no início do ano passado, quando ainda promovia o álbum solo I Can Destroy de 2015. Foram três shows naquela ocasião, em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo.
Paul Gilbert |
Paul Gilbert lançou campanha para a edição de Behold Electric Guitar, seu novo trabalho a solo. Através de iniciativa inédita pela Pleadgemusic, os fãs puderam cobrir os custos do novo trabalho bem como fazer a sua pré-encomenda. A versão digital foi disponibilizada no dia 24 de Setembro para aqueles que participaram do crowdfunding. Consoante os montantes investidos, os fãs tiveream a oportunidade de adquirir memorabilia diversa, acesso especial ao estúdio de gravação, chats por skype, e até mesmo uma aula particular de guitarra!
PAUL GILBERT WORKSHOW
28/10 Manifesto Bar, São Paulo/SP [ingresso]
Anunciados mais 6 classificados para a semifinal do festival TIME4MUSIC
By Guzz69 - setembro 24, 2018
Ontem, dia 23 de Setembro, ocorreram mais 3 eliminatórias do concurso de bandas organizado pela OLB Produções. Cada eliminatória contou com 6 bandas, tendo sido realizada em 3 casas distintas da grande São Paulo. Do grupo G avançaram as bandas MD’94 e Arnaldo Fidelis em evento realizado no Z Carniceria (Pinheiros). Do grupo H avançaram as bandas The Jams of Militia e Eutenia em evento realizado no Skull Bar (Itaim Bibi). Por fim, do grupo I avançaram as bandas Venetta e Demarte, em evento realizado no Santo Maia (Tatuapé).
Eutenia (Grupo H) - Vencedor pelo voto do juri |
The Jams of Militia (Grupo H) - Vencedor pelo voto popular |
Contralma - Desclassificados apesar da boa performance |
Confira abaixo as bandas que participarão da quarta rodada eliminatória (Grupos J, K e L), a ser realizada no próximo domingo, dia 30 de Setembro, nas casas noturnas Skull Bar, Z Carniceria e Manifesto Bar, respectivamente. Desta feita o MOM está presente no Manifesto, naquela que promete ser a noite mais pesada do domingo. Nos encontramos por lá!
[link do evento] |
[link do evento] |
[link do evento] |
Confira a classificação parcial da copa de bandas ao fim de três rodadas eliminatórias:
O CIRCA SURVIVE é uma daquelas bandas difíceis de catalogar, mas que ao vivo são capazes de unificar as mais diversas tribos. Do indie ao post-hardcore, do emo ao alternativo, tudo junto e misturado, melhor ainda, diluído e personalizado. Nínguem fica indiferente à sua entrega, à sua energia, à sua paixão, até mesmo para um metalhead como eu. Sua música é tão intrigante quanto a arte que ilustra as capas de seus álbuns, belas e enigmáticas, sem nunca transparecer superficialidade. Pelo contrário, ela obriga o ouvinte mergulhar em sua profunda sensibilidade, e descobrir a cada música, uma nova perspectiva emocional.
Anthony Green do Circa Survive |
Arthur Mutanen a dar aquele help ao Bullet Bane |
Bullet Bane |
Circa Survive |
Anthony Green |
CIRCA SURVIVE SETLIST
Rites of Investiture
The Difference Between Medicine and Poison Is in the Dose
Wish Resign
Tunnel Vision
Child of the Desert
Get Out
In Fear and Faith
The Great Golden Baby
Lustration
At Night It Gets Worse
Living Together
Act Appalled
Dyed in the Wool
I Felt Free
Descensus
Texto e Fotos: Gustavo Scafuro
Credenciamento: Erick Tedesco
L7, a lendária banda de Los Angeles, fará 5 shows em nova turnê no Brasil em Dezembro. Os shows de São Paulo e Rio de Janeiro já estavam anunciados, e agora mais três shows foram adicionados à turnê da banda norte-americana. O quarteto feminino tocará também em Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. O giro, que também passará pelo Chile, é uma realização da Powerline Music & Books. Esta será a segunda turnê do L7 por terras brasileiras, exatos 25 anos após integrarem o festival Hollywood Rock, no Rio de Janeiro. Na ocasião tocaram no mesmo palco do Nirvana, banda com quem dividiam no início da década de 90, a atenção do público e meios de comunicação como os principais expoentes do grunge. Não à toa, o L7 era constantemente chamado de ‘Nirvana de saias’.
Donita Sparks (guitarra/vocal), Suzi Gardner (guitarra/vocal), Dee Plakas (bateria) e Jennifer Finch (baixo) voltam com o vigor de uma banda experiente, cem por cento compromissada em dar o melhor nesta atual fase, que tanto consiste em fazer shows como também lançar um novo disco. “Dispatch from Mar-a-Lago” e “I Came Back To Bitch” (video abaixo) são temas inéditos que o L7 lançou desde a reunião em 2014. Lembrando que o último álbum de estúdio do L7 foi Slap-Happy, lançado pelo selo Wax Tadpole Records que a própria banda criou em 1999.
Como anunciado anteriormente, o show em São Paulo será no Tropical Butantã e terá a abertura das bandas nacionais The Pin-Ups e Deb and the Mentals. No Rio, tocam no Circo Voador, com Indiscipline e Lâmmia de abertura. O show de POA será solo, mas em Curitiba as meninas terão a companhia da The Shorts e Ruido MM, enquanto em Belo Horizonte também se apresenta a sensação do indie goiano, Carne Doce. Confira todas as datas e links para ingressos abaixo.
BRASIL TOUR 2018
01/12 Circo Voador, Rio de Janeiro/RJ [ingresso]
02/12 Tropical Butantã, São Paulo/SP [ingresso]
04/12 Bar Opinião, Porto Alegre/RS [ingresso]
05/12 Hermes Bar, Curitiba/PR [ingresso]
06/12 Music Hall, Belo Horizonte/MG [ingresso]
Produção: Powerline
Conheça o Into The Dust, uma das bandas convidadas para integrar o Abraxas Fest em São Paulo
By Guzz69 - setembro 18, 2018
O Into the Dust, também conhecido pelas iniciais ITD, é um quarteto oriundo da cidade de Gama (DF), que surgiu das cinzas da banda de death/thrash Grothesc (92-97). A idéia era tirar o pé do acelerador e criar músicas cadenciadas e pesadas com inspiração nos grandes mestres do doom obscuro, ou seja Black Sabbath, Saint Vitus e Candlemass. E é justamente isso que Nossat (voz), Glauber (guitarra), Santos (baixo) e Humberto (bateria) tem feito desde então. Depois de duas demos, fizeram sua estreia oficial com o EP homônimo de 2014, um ótimo trabalho que me chamou a atenção naquela ano devido as letras serem cantadas em português, mas também pela coesão e personalidade de sua música. Em Junho passado eles voltaram a carga com mais um EP homônimo, trabalho que se encontra disponível para download gratuito no bandcamp. São 4 novos temas carregados de peso mamutesco, vocais cavernosos (mas inteligíveis), e uma produção digna de nota para um trabalho independente. No final de "Era Sombria/Pia Frauss" o grupo explora guitarras acústicas, percussão, e vocais limpos, e o resultado é super positivo. Confira no player abaixo.
Não por acaso, a banda estará presente no Abraxas Fest em São Paulo, juntamente com as bandas Samsara Blues Experiment da Alemanha e Noala (SP), fazendo o aquecimento para o cabeça de cartaz EyeHateGod. Será uma ótima oportunidade para os fãs paulistas de doom metal conferirem este potente e imersivo grupo brasiliense, e de quebra, prestigiar a produtora Abraxas que comemora o seu quinto aniversário na ocasião com este ótimo cartaz.
ABRAXAS FEST
13/10 Fabrique Club/SP [ingresso]
Co-Produção: Obscur
Anunciados mais 6 classificados para a semifinal do festival TIME4MUSIC
By Guzz69 - setembro 17, 2018
Ontem, dia 16 de Setembro, aconteceram mais 3 eliminatórias do concurso de bandas organizado pela OLB Produções. Cada eliminatória contou com 6 bandas, tendo sido realizada em 3 casas distintas da grande São Paulo. Do grupo D avançaram as bandas Hicks e O Voo Livre em evento realizado na Loop Music (Santo André). Do grupo E avançaram as bandas Bravaguarda e Stereotrilhos em evento realizado no Skull Bar (Itaim Bibi). Por fim, do grupo F avançaram as bandas Debreed e Antic, em evento realizado no Santo Maia (Tatuapé).
Stereotrilhos, banda classificada no Skull Bar |
[Link do evento] |
[Link do evento] |
[Link do evento] |
Confira a classificação parcial da copa de bandas ao fim de duas rodadas eliminatórias:
O show dos norte-americanos Circa Survive em São Paulo terá duas bandas em ascensão no rock nacional, e que prometem apresentações memoráveis neste sábado, dia 15 de Setembro, no Fabrique Club na Barra Funda. O Bullet Bane está em turnê de seu terceiro disco intitulado Continental, o primeiro em português, lançado em Janeiro deste ano pela Indubio Records. Em 2015 quando o Circa Survive fez sua primeira tour no Brasil, o BB também esteve na abertura com banda convidada, tendo inclusive conquistado a admiração pública do vocalista Anthony Green.
Bullet Bane |
Já o Wiseman vai apresentar as músicas de seu primeiro álbum recém lançado, Mind Blown, e para esta ocasião especial, prometem algumas surpresas no set. Cheios de guitarras, distorções e melodias, este trabalho contou com a masterização de Nick Townsend (Pearl Jam, Paramore, Thrice, Alice in Chains , entre outros) e foi finalizado em Los Angeles (Califórnia). A turnê do Circa Survive pela América do Sul, em promoção ao disco The Amulet, será tema do mini doc que a Powerline em parceria com a Substância Filmes estará produzindo. Parte do conteúdo será com a participação dos fãs, que enviaram vídeos pelo Instagram com perguntas ao carismático vocalista Anthony Green. Ele responderá para a produção as cinco melhores. Confira os detalhes do show abaixo.
CIRCA SURVIVE em SP
15/09 Fabrique Club, São Paulo/SP [ingresso]
Produção: Powerline
Descubra quais foram os 6 primeiros classificados das eliminatórias do Time 4 Music Festival 2018
By Guzz69 - setembro 12, 2018
OLB Produções é uma produtora de shows e eventos que promove diversas iniciativas voltadas ao direcionamento artístico de aspirantes e profissionais da música. Uma das mais populares é o TIME 4 MUSIC, festival que este ano chega a sua 4.ª edição consecutiva, e que visa promover a música independente autoral na cidade de São Paulo. Assim como nas edições anteriores, o festival envolve 90 bandas independentes de todos os estilos musicais (pré-selecionadas), em um circuito com 6 casas de shows, premiando os melhores projetos através de júri especializado e voto popular. São 4 os critérios de pontuação: execução instrumental, performance vocal, performance de palco e tempo. No total serão 15 eliminatórias e 5 semifinais, sempre com 6 bandas cada, e somente com 2 passando a fase seguinte. A grande final contará com 10 bandas e será realizada no dia 2 de Dezembro no Carioca Club. O prêmio de R$ 5.000,00 em dinheiro será dividido entre a campeã do júri e a campeã do voto popular. A banda que vencer os dois prêmios, receberá 100% do valor, para além de outros prêmios oferecidos pelos patrocinadores do evento, tais como instrumentos musicais e acessórios, vídeo clipe, sessão fotográfica, gravação de EP em estúdio profissional, bolsas de estudo, e contrato de assessoria de imprensa. Confira no vídeo abaixo como foi a terceira edição do festival realizada em 2017.
A primeira atualização da tabela já foi divulgada com o resultado da primeira eliminatória realizada no dia 2 de Setembro. As bandas classificadas entre os grupos A, B e C foram: CONTEXTO, SALVATORE, DEL FUEGOS, CASSINO JACK, PROJETO R.U.A. e ENGRENAGEM URBANA.
Tabela do NIG Music e Made in Brazil Music Megastore |
Outras iniciativas da OLB Produções:
Coverground - Festival de bandas tributo.
FIBI - Festival de bandas do interior de São Paulo.
Rock Busibess - Festival "Happy Hour" para profissionais que também são músicos.
Ultrasom - Festival para profissionais da área da saúde e/ou médicos músicos.
Cromossomos da Música - Festival para estudantes do ensino médio e fundamental.
ABCena - Festival para a região do grande ABC de São Paulo.
Congresso de Music Business - Direcionado a músicos, produtores musicais, produtores de eventos, assessores de imprensa, empresários, entre outros profissionais da área da música.
Apoios:
A banda carioca MATANZA está prestes a encerrar atividades após 22 anos de carreira. A notícia foi dada em Maio passado junto com o aviso de encerramento do Matanza Fest, festival que teve 6 edições realizadas, sendo a última em Julho passado. Na ocasião Jimmy London, vocalista e lider da banda, justificou a decisão por “questões pessoais que precisam ser atendidas” bem como “possibilidades profissionais que precisam ser contempladas”. A banda cumpre agenda já confirmada até outubro deste ano, com shows nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul. Na cidade de São Paulo tocam já no próximo dia 15 de Setembro com o Carro Bomba no Tropical Butantã, e se despedem definitivamente do público paulistano no dia 20 de Outubro com as bandas Quinta Travessa e Claustrofobia no Aquarius Rock Bar. Confira todas as restantes datas, locais e links para a compra de ingressos:
15/09 Tropical Butantã, São Paulo/SP + Carro Bomba [ingresso]
21/09 Jack Club, Bauru/SP [ingresso]
22/09 Centro de Eventos Pedro Bartoloso, Osasco/SP [ingresso]
29/09 Panta No Rock Festival, Dourados/MS + 15 [ingresso]
30/09 Festival Porão Rock, Brasilia/DF + 20 [ingresso]
11/10 Clube Atlântico de Olinda, Recife/PE + 4 [ingresso]
12/10 No Complexo Armazem, Fortaleza/CE + Accept + 5 [ingresso]
13/10 Alto do Andú, Salvador/BA [ingresso]
19/10 Brasuca Espaço Cultural, Campinas/SP [ingresso]
20/10 Aquarius Rock Bar, São Paulo/SP + 2 [ingresso]
27/10 Circo Voador, Rio de Janeiro/RJ + Diabo Verde [ingresso]
Matanza |
Última chance para baixar gratuitamente o álbum Henosis dos sul-africanos Kings of Improg
By Guzz69 - setembro 10, 2018
Henosis é o álbum de estreia do grupo sul-africano KOI (iniciais para Kings Of Improg), e é uma grata surpresa em termos de música instrumental oriunda do continente africano. Trata-se de um álbum conceitual que conta com apenas 6 faixas, mas com cerca de 40 minutos de música bem executada e com doses equilibradas de peso e melodia, que nos transporta em uma viagem progressiva ao desconhecido. O quarteto formado em 2012 é oriundo de Benoni, a leste da capital Joanesburgo, e pratica um mix de influências que vão do hard rock alternativo ao metal progressivo. Em temas como "Gaea" é possível encontrar referências ao free jazz, e em "Insurgent" referências ao Blues Rock. Não por acaso, definem sua sonoridade como progressive psychedelic instrumental blues rock jam band. Na altura do lançamento de seu debut em 2017, aceitaram o nosso convite e participaram do podcast Atlas do Rock sobre banda africanas com uma entrevista exclusiva. Confira no player abaixo a mensagem que seus integrantes nos enviaram naquela ocasião, lembrando também que ainda é possível baixar gratuitamente seu álbum de estreia na plataforma bandcamp. Mas atenção, é a última semana, clique aqui e garanta a sua cópia digital!
Hellish War anuncia novo disco com financiamento pelo Proac Editais e faz show no Guaru Metal Fest neste sábado.
By Guzz69 - setembro 06, 2018
O grupo HELLISH WAR acaba de conseguir um financiamento estadual para a gravação de seu novo álbum de originais. Trata-se do Proac Editais, um programa de investimento direto do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura. O grupo participou do edital nº 24/2018 – Música Alternativa ou Eletrônica, que abrange o segmento “heavy metal”, e foi contemplado com um valor em reais para cobrir os custos de seu novo álbum. Eliton Tomasi, gestor cultural do grupo, explica em tom de desabafo: "O art. 215 da Constituição estabelece que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Após essa recente tragédia com o Museu Nacional, o momento é importante para discutir sobre isso. Espero que todos que produzem, difundem e consomem cultura nesse país possam ter conhecimento e procurem fazer vigorar a lei. Em nosso segmento, o rock/metal, que por vezes é considerado, pasmem, como “exceção cultural”, é mais urgente ainda o entendimento desses mecanismos de financiamento para que toda a produção criativa nesse segmento possa voltar a ter dinamismo. É preciso entender, e aceitar, sem ressentimentos, que o mercado se desfez do rock‘n’roll depois de ter se apropriado dele durante todos esses anos."
A banda é originária de Campinas, interior de São Paulo, e foi formada pelo guitarrista Vulcano em 1995. Em 1997 passsam a ser um quinteto, e seus shows na capital e interior chamam a atenção da editora Megahard Records que lança Defender of Metal em 2001. A novidade é bem recebida pela crítica especializada do Brasil, e ganha alguma notoriedade em Países como Alemanha, Portugal e Japão. A tour deste álbum passa por mais de 50 cidades do Brasil, destacando-se os shows de abertura para os alemães U.D.O. em São Paulo, e para os ingleses Saxon em Curitiba. Em 2008 lançam Heroes of Tomorrow de forma independente, e fazem a sua primeira tour pela Europa com shows na Bélgica, Suiça, Alemanha e Holanda. Em 2010 a Hellion Records lança Live in Germany, gravado ao vivo durante o Razorblade Festival, na cidade de Datteln na Alemanha. Em 2013 lançam Keep It Hellish, o terceiro de estúdio que posteriormente ganha reedição, e distribuição na Europa pela alemã Pure Steel Records. No ano passado o debut Defenders of Metal também ganhou reedição, e a faixa título um respectivo lyric video no youtube.
Hellish War |
,
Há mais de 20 anos o Hellish War vem mantendo a tradição de se fazer heavy metal à maneira clássica chegando até a Europa, onde já excursionou duas vezes e se apresentou em importantes festivais. Antes de entrar em estúdio para começar a gravar seu quarto trabalho de originais, o Hellish War cumpre sua agenda de shows que incluiu uma participação bastante especial no Guaru Metal Fest neste sábado dia 08 de Setembro. O grupo divide o palco com outros importantes nomes do heavy metal nacional como Attomica, Centurias, Witch Hammer, Battalion, Selvageria, War Age, Rising, Thunder Spell, Antroforce, Golpe Devastador e Biter. A abertura dos portões está marcada para às 14h e a apresentação do Hellish War está prevista para ter início às 22h. O Guaru Metal Fest será realizado no Clube Recreativo de Guarulhos e os ingressos estão disponíveis no Clube do Ingresso.O SAMSARA BLUES EXPERIMENT, um dos mais refinados grupos de Stoner-Doom-Psicodélico da Alemanha, regressa ao Brasil em Outubro com 4 datas integradas em sua Latin America Tour 2018. O grupo foi formado pelo guitarrista/vocalista Christian Peters em 2007, após deixar o Terraplane, e desde então lançou 1 EP e 4 álbuns em longa duração. O mais recente trabalho é One with the Universe, lançado em 2017 pela Electric Magic Records, editora fundada pelo próprio guitarrista. Para além de Christian, o trio conta com o baixista Hans Eiselt e o baterista Thomas Vedder. Confira o último trabalho deste power trio no player do bandcamp abaixo.
As duas últimas datas no País estão integradas no cartaz do Abraxas Fest, festival da produtora Abraxas que comemora 5 anos de atividade com um cartaz de peso encabeçado pelo EyeHateGod, lendária banda sludge norte-americana, que faz a sua estreia em solo nacional. Confira abaixo as datas, locais e links para compra de ingresso dos shows no Brasil.
SBE BRASIL 2018
11/10 Festival Bem Ali, Palmas/TO
12/10 Sujo, Brasília/DF
13/10 Fabrique Club, São Paulo/SP [ingresso] + Noala (SP) + ITD (DF)
14/10 Cais da Imperatriz, Rio de Janeiro/RJ [ingresso] + Jupiterian (SP) + Pantanum (PR)
Cruz de Ferro é atração na festa do 21º aniversário do programa Eclipse Metálico de Portugal
By Guzz69 - setembro 02, 2018
O Eclipse Metálico vai comemorar seu 21º aniversário no espaço TreBARunA em Lamego, cidade do distrito de Viseu em Portugal. A festa acontece no próximo dia 29 de Setembro e contará com a banda convidada CRUZ DE FERRO. O programa surgiu em Agosto de 1997 com a proposta de promover música pesada (do Hard Rock ao Grindcore) nas frequências de rádio do Norte de Portugal. Produzido e apresentado por Manuel Joaquim, o programa conta atualmente com 3 horas de duração, sempre aos Domingos, das 22h a 1 da manhã, e transmissão pela rádio Marcoense FM.
Cruz de Ferro |
O programa Eclipse Metálico também destaca mensalmente a cena underground Brasileira através da rubrica Bastardos do Brasil, parceria estabelecida com o Metal Open Mind em Agosto de 2017. Neste primeiro ano da rubrica, que é transmitida sempre no primeiro domingo do mês, ganharam espaço bandas veteranas como Stress, King Bird e Tenebrario, mas principalmente bandas jovens como Karyttah, Woslom e Selvageria. A produção e apresentação é de Gustavo Scafuro. Confira abaixo a playlist de todas as entrevista em nosso canal no youtube.