Coletâneas são sempre bem vindas, ainda mais quando são gratuitas, não só porque permitem ao fã mais distraído ter contato com estilos musicais diversos, mas também por darem a conhecer novos lançamentos que de outra forma poderiam passar completamente desapercebidos. A Listenable Records é uma editora independente, fundada em 1990 na França, e especializada em Death Metal. Este sampler de lançamentos do corrente ano, disponibilizado no passado 1 de Junho, consegue fugir um pouco desse espectro musical mais extremo. Ao todo são 16 bandas aqui representadas, que vão do stoner/doom (Mos Generator/Tony Reed, Blood of the Sun e Psychedelic Witchcraft) ao sludge (Fister), passando pelo thrash (Crisix) e pelo metal mais tradicional (Black Wizard, Night Viper e King Witch), mas sem omitir a música extrema que tão bem representam (Crescent, Veld, Hate e Lock Up). A surpresa acaba sendo alguns representantes de blues rock pelo meio, tais como o músico Jared James Nichols e o grupo The Golden Grass. Curioso também notar que apenas uma banda representa o País da editora, e que no caso é o veterano Loudblast (death/thrash). O destaque final vai para a arte da capa inspirada no clássico Screaming for Vengeance do Judas Priest, uma releitura/homenagem que ficou bem bacana. E aí, tá esperando o quê para baixar?
Nightwish |
Decades World Tour 2018
28/09 Tom Brasil, São Paulo/SP [ingresso]
Uli Jon Roth, virtuoso guitarrista alemão (ex-Scorpions), que este ano tem integrado a tour G3 de Satriani na Europa, regressa ao Brasil em Setembro. A South America Tour 2018 comemora os 50 anos de carreira do músico, e conta com 3 datas confirmadas no País em Setembro: dia 27 no Rio de Janeiro, 28 em São Paulo e 29 em Curitiba. Uli promete tocar músicas do álbum Tokyo Tapes do Scorpions, bem como temas da banda Electric Sun e de sua carreira a solo, num total de 2 horas de duração. Os ingressos do show do Rio de Janeiro estarão disponíveis em breve.
,
Brazilian Tour 2018
27/09 Teatro Rival, Rio de Janeiro/RJ [ingresso]
28/09 Carioca Club, São Paulo/SP [ingresso]
29/09 Joker's, Curitiba/PA [ingresso] + Dragonheart + Secret Society
Produção: Vega Concerts
O DESTRUCTION regressa ao Brasil em Setembro para uma série de apresentações integrada em sua Latin Attack Tour 2018, em promoção a novidade Thrash Anthems II, que traz regravações de seus clássicos para além do cover "Holiday in Cambodia" do Dead Kennedys. Ao todo serão 5 datas no País, duas delas no estado de São Paulo, sendo o primeiro show em Limeira no dia 16/09 e o último na capital paulista no dia 23/09. Nos shows de Manaus e da capital de São Paulo, o trio feminino Nervosa será responsável pela abertura.
Mike - Schmier - Randy Black |
DESTRUCTION LATIN ATTACK 2018
16/09 Bar da Montanha - Limeira/SP [ingresso]
20/09 Mister Rock - Belo Horizonte/MG [ingresso]
21/09 Toinha Brasil Show - Brasília/DF [ingresso]
22/09 Teatro Fucap - Manaus/AM [ingresso no local] + Nervosa
23/09 Espaço 555 - São Paulo/SP [ingresso] + Nervosa
A banda mais votada durante a Batalha de Bandas da Copa do Mundo de Futebol na Rússia foi o LAZYWALL. Ao todo foram 128 bandas a representarem as seleções de seus respectivos países durante as 64 partidas do torneio mundial. O duelo mais equilibrado aconteceu ainda na fase de grupos, pelo grupo B, no confronto entre as seleções de Portugal e Marrocos. Em campo os portugueses venceram por 1 a 0, mas em nossa página do facebook quem venceu o duelo de bandas foi o Marrocos com 33 votos válidos para o Lazywall, contra 28 votos válidos para o Shutter Down, este último a representar Portugal. Foi também o duelo mais disputado durante o torneio, com seu post originando 35 likes e 22 shares, e alcançando um total de 3500 pessoas.
Tal como prometido, em breve publicaremos um podcast destacando as 7 bandas que representaram a França, a seleção campeã do mundial em 2018. São elas: Seyminhol (symphonic prog metal), Psykup (alternative experimental metal), Disconnected (extreme progressive metal), Lonewolf (speed heavy metal), Nightmare (heavy power metal), Chabtan (death folk metal) e Treponem Pal (industrial metal).
Neste episódio será incluído um destaque especial ao Lazywall, o vencedor deste ano da Batalha de Bandas do MOM. Eles são atualmente uma das bandas de rock mais populares de Marrocos, no entanto o projeto surgiu em Londres com os irmãos Anegay (Monz, Nao e Youssef) em 2003. O primeiro EP "Primal Tapes" foi gravado em Chicago, produzido por Steve Albini, e lançado em 2006. Depois disso voltaram para Marrocos, lançaram 4 álbuns e se consolidaram a nível nacional. São eles: "Apoptosia” (2009), "Restart" (2010), “Aporia’s Bane” (2012), e “Square Minds in Round Heads” (2015). O último trabalho se chama The Hundredth Monkey e foi lançado em outubro do ano passado. Confira abaixo um vídeo extraído desse álbum.
Ícones do rock alternativo e referência do gênero post-hardcore, os americanos do CIRCA SURVIVE estão finalmente de volta à América do Sul em setembro deste ano, agora com a turnê de seu sexto álbum The Amulet, considerado seu melhor registro em anos e que congrega todos os elementos dos anteriores: melodias inspiradíssimas, momentos introspectivos, explosões experimentais e pitadas de post-rock. Serão sete datas da tour sul-americana, cinco delas no Brasil, e todas com produção da Powerline. Na abertura do show da capital paulista estarão presentes as bandas locais Wiseman e Bullet Bane. Confira todas as datas abaixo e links para compra de ingressos online.
Circa Survive South America 2018
09/09 Bar Ocidente - Porto Alegre/RS [ingresso]
13/09 Teatro Odisseia - Rio de Janeiro/RJ [ingresso]
14/09 A Autêntica - Belo Horizonte/MG [ingresso] + Oceania
15/09 Fabrique Club - São Paulo/SP [ingresso] + Wiseman + Bullet Bane
16/09 Basement Cultural - Curitiba/PA [ingresso]
Produção: Powerline
Tenebrario, o quarteto paulistano de Heavy/Doom Metal, está confirmando na terceira edição do tradicional “Obscuro Fest”, evento que ocorre na capital de São Paulo. A tradição do festival estará mantida este ano, ou seja, muito peso e intensidade sonora em palco. Para além do Tenebrario, o fest conta com a presença das bandas Chant Of The Goddess também da capital, e Unholy Outlaw de Mogi das Cruzes, fechando assim um cartaz denso de Stoner/Doom metal paulista. O evento acontece no dia 11 de agosto, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Zapata, e contará com sorteios de tatuagens promovido em colaboração com a Black Unicorn – Tattoo & Shop.
Obscuro Fest #3
11/08 Centro Cultural Zapata, São Paulo/SP
11/08 Centro Cultural Zapata, São Paulo/SP
The Dwarves, polêmica banda de punk rock faz dois shows no Brasil em Agosto
By Guzz69 - julho 18, 2018
A banda americana de punk rock The Dwarves anunciou oito datas pela América do Sul, sendo duas delas no Brasil: dia 18 de agosto no Jai Club, e no dia segunte no La Esquina do Rio de Janeiro. Depois disso seguem para o Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Equador. O grupo surgiu em 1985 em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, e pontuou sua carreira com letras e capas polêmicas que retratam o universo das drogas, sexo e escatologias em geral. São considerados com um dos últimos bastiões da ideologia do punk rock, passaram pelo hardcore e se estabeleceram como uma banda eclética que atrai para seus shows amantes de todas as vertentes do rock.
The Dwarves |
18/08 Jai Club - São Paulo/SP [ingresso] + Muzzarelas + Leptospirose
19/08 La Esquina - Rio de Janeiro/RJ [ingresso] + Os Estudantes + Ostra Brains
A lendária banda punk britânica Toy Dolls regressa ao Brasil em Agosto com shows em São Paulo, Goiânia e Curitiba. Nesta tour sul-americana o repertório será baseado exclusivamente em clássicos de sua carreira, e contará ainda com datas no Uruguai, Argentina e Chile. Os três shows no Brasil acontecem nos dias 10/08 no Hermes Bar em Curitiba, 11/08 no Martim Cererê em Goiânia, e 12/08 no Carioca Club em São Paulo. O show na capital paulista estava inicialmente agendado para o Fabrique Club, mas foi alterado para o Carioca Club devido a grande demanda por ingressos. Na abertura deste show estarão duas bandas nacionais, Os Excluídos e Faca Preta.
The Toy Dolls |
Formada na Inglaterra no final da década de 70 em plena revolução do punk rock, o The Toy Dolls é uma daquelas bandas irreverentes e icônicas que se mantém ativas e reverenciadas até os dias de hoje. O power trio é liderado pelo vocalista/guitarrista Michael “Olga” Algar, e conta ainda com Tommy Goober no baixo e Mr. Duncan na bateria. A nova turnê termina um jejum de oito anos longe do Brasil, e contará com um repertório best of, onde não faltaram temas como “Alec’s Gone”, “The Lambrusco Kid”, “Nellie The Elephant”, “When the Saints”, dentre outras.
TOY DOLLS NO BRASIL
10/08 Hermes Bar - Curitiba/PA [ingresso] + No Milk Today + Filósofos de Bar
11/08 Martin Cererê - Goiânia/GO [ingresso]
12/08 Carioca Club - São Paulo/SP [ingresso] + Os Excluídos + Faca Preta
O Sleeping with Sirens regressa ao Brasil para show único em agosto, integrado na tour latina de Gossip (2017), seu quinto álbum de estúdio em longa duração. O quinteto de post-hardcore já esteve por aqui em 2015, e naquela oportunidade fez 5 shows no País em promoção ao álbum "Madness". Desta vez a banda do vocalista Kellin Quinn fará apenas uma apresentação por aqui, mais precisamente no dia 16 de Agosto no Tropical Butantã em São Paulo. Os ingressos já estão disponíveis no link abaixo.
16/08 Tropical Butantã - São Paulo/SP [ingresso]
A banda HEAVEN: Choir Metal, que busca mesclar a leveza de um coro de vozes com o peso do heavy metal, lançou um videoclipe para o seu primeiro single Sacred Blood. O tema combina influências de power metal e música erudita, e faz referência à "Invenção à Duas Vozes em Bb Maior" de Bach. A letra se baseia nesta temática barroca e descreve um ritual de fertilidade e prosperidade presente em diversas culturas, que remete ao sangue e sacrifício provenientes da continuidade da vida. O vídeo foi montado com cenas dos bastidores da gravação do single, que ocorreu no Whatafolk-Studio em São Paulo, como uma forma de mostrar o dia-a-dia de gravações da banda.
Composta por 7 vocalistas e 5 instrumentistas, a HEAVEN é uma banda paulistana criada pelo maestro e cantor lírico Rafael Leoni e pelo baterista Rômulo Zanco no final de 2017. A banda segue trabalhando em composições próprias que permeiam as inúmeras variações do Heavy Metal, para além de divulgar o seu material em shows e apresentações. O estilo musical segue a linha de bandas como Angra, Avantasia, Kamelot, Nightwish, Stratovarius e Therion. Outra referência na sonoridade do Heaven é o Epica, banda a qual prestaram homenagem recentemente com uma versão para a canção "Sensorium", marcando assim a estreia oficial deste proeminente projeto musical.
As seleções da França e da Croácia se enfrentam amanhã a partir do meio dia para saber qual delas será a grande campeã desta edição da Copa do Mundo de Futebol na Rússia. A França resolveu todos seus jogos de mata-mata no tempo normal, enquanto a Croácia precisou passar todos por prorrogação e duas disputas de penalidades. A França vem bem mais descansada, porém a Croácia poderá surpreender e levar este título inédito em sua história. Na música temos um duelo de contornos industriais, com os franceses TREPONEM PAL de um lado, e os croatas OMEGA LITHIUM do outro. Quem vence?
Agradecemos a todos que votaram nas 64 partidas do torneio até aqui. Lembrando que os votos serão contabilizados até o dia 22 de julho. Em Agosto faremos um podcast especial de 2 horas com todas as bandas que representarem a seleção campeã (França ou Croácia), para além de um destaque especial para a banda mais votada. Participe nos comentários!
Amanhã as 11h as seleções da Bélgica e da Inglaterra disputam um honroso terceiro lugar. As seleções já haviam se enfrentado na fase de grupos, com ambas já classificadas, e agora voltam a se enfrentar em situação inversamente oposta. A Bélgica que venceu naquela ocasião, vai para o confronto motivada para alcançar a sua melhor classificação na história do torneio; já os ingleses prefeririam regressar mais cedo para casa, caso houvesse essa opção, é claro. Na música teremos um confronto bem soft também, A.O.R. para ser mais preciso, entre os belgas FROZEN RAIN e os ingleses FM.
Lembramos que os votos de cada partida continuarão a ser contabilizados até o dia 22 de julho. Em Agosto faremos um podcast especial de 2 horas com todas as bandas que representarem a seleção campeã, para além de um destaque especial para a banda mais votada. Participe nos comentários!
THRICE, banda norte-americana de post-hardcore, faz a sua estreia no Brasil em 2018 com shows em três capitais nacionais na última semana de Agosto. Depois disso a tour sul-americana segue para a Argentina e Chile. O grupo ainda promove seu último disco de estúdio To Be Everywhere Is To Be Nowhere lançado em 2016, porém músicas novas poderão ser incluídas no set. O novo trabalho "Psalms", o décimo de sua carreira, será lançado pela editora Epitaph Records no dia 14 de Setembro. Confira abaixo o video para o single de avanço "The Grey".
Confira as datas e locais dos shows no Brasil:
24/08 Teatro Odisseia - Rio de Janeiro/RJ [ingresso]
25/08 Fabrique Club - São Paulo/SP [ingresso]
26/08 Hermes Bar - Curitiba/PR [ingresso]
Produção: Solid Music Entertainment
Já saiu o segundo tomo da coletânea portuguesa Paws and Claws, uma organização da Associação Esperança Animal em parceria com o festival Paws & Claws Fest, a Hintf Webzine e a Brutal Music Magazine. O projeto tem o intuito de divulgar a música portuguesa bem como a causa animal. Nesta segunda edição estão incluídas as seguintes bandas: Beyond Carnage, Childrain, Dallian, Darewolf, Dogma, Emerging Chaos, Gloom & the Crows, Heaven Can Hate, H.O.S.T, Invoke, Kaelling, Mercic, Shutter Down, Taberna, The Chapter e Zurrapa. Quem quiser apoiar a causa poderá fazê-lo através de doação voluntária que acompanha o download gratuito pelo bandcamp.
O Metal Open Mind conhece e recomenda as seguintes bandas das terras de Camões: Dogma, H.O.S.T, Invoke, Mercic e Shutter Down. No ano passado as bandas H.O.S.T. e Shutter Down foram incluídas em nosso último especial Atlas do Rock dedicado a Portugal. Não deixe de conferir a nova geração de bandas do underground português.
Amanhã as 15h conheceremos o finalista que enfrentará a França na grande final. O confronto entre as seleções da Croácia e Inglaterra será o primeiro na história da competição. Modric e Harry Kane tentarão conduzir suas seleções até a final da Copa do Mundo. Na música temos um duelo de power metal sinfônico entre os croatas ANGELSEED de Zagreb, e os ingleses PYTHIA de Londres.
Lembramos que os votos de cada partida continuarão a ser contabilizados até o dia 22 de julho. Em Agosto faremos um podcast especial de 2 horas com todas as bandas que representarem a seleção campeã, para além de um destaque especial para a banda mais votada. Participe nos comentários!
A primeira partida da semifinal da Copa será realizada amanhã as 15h reunindo as seleções da França e da Bélgica, equipes multiculturais formadas por jogadores imigrantes de diversas partes do mundo. A França que foi campeã ao vencer o Brasil em 1998, segue em busca do sonhado bicampeonato. Já a Bélgica, que na última rodada eliminou o Brasil, igualou seu melhor desempenho em Copas (quarto lugar em 1986), e tentará surpreender a França para chegar a grande final. Na música temos um duelo de música extrema, de um lado o deathcore mitológico dos franceses CHABTAN, e do outro o death metal melódico/metalcore dos belgas SPOIL ENGINE.
Quem vencer esta partida enfrentará o vencedor da outra semifinal a ser realizada na próxima quarta-feira, entre as seleções da Croácia e Inglaterra. Lembramos que os votos de cada partida continuarão a ser contabilizados até o dia 22 de julho. Em Agosto faremos um podcast especial de duas horas destacando todas as bandas que representarem a seleção campeã, e com um destaque especial para a banda mais votada durante todo o torneio. Participe nos comentários!
O ANGRA irá gravar um novo DVD no dia 21 de julho, no Tom Brasil em São Paulo, e o evento contará com a participação especial de Sandy, a cantora pop que participou do novo disco na faixa "Black Widow's Web", juntamente com Alissa White-Gluz do Arch Enemy. A banda promete apresentar o novo álbum ØMNI na íntegra, o nono de sua bem sucedida carreira, para além de tocar sucessos escolhidos pelos fãs através de uma votação em sua página oficial no Facebook.
Angra |
21/07 Tom Brasil - São Paulo/SP [ingresso]
Produção: Top Link Music
Suécia [Evergrey] x [Haken] Inglaterra + 1 jogo pelas Quartas de Final
By Guzz69 - julho 06, 2018
Amanhã conheceremos mais dois semifinalistas, e o primeiro será o vencedor do confronto entre as seleções da Suécia e da Inglaterra. A Suécia faz sua melhor campanha dos últimos anos e poderá surpreender a Inglaterra, esta que vem de vitória sofrida nos pênaltis após prorrogação. Na música temos um duelo de contornos progressivos entre os suecos EVERGREY e os ingleses HAKEN.
Na partida da tarde, a seleção anfitriã do torneio contará com o apoio de sua torcida para impedir que a seleção da Croácia faça história e iguale a geração dourada de Suker, semifinalista em 1998. Quem passar pega o vencedor de da partida entre Suécia e Inglaterra. Na música temos o gothic metal romântico do ANNODOMINI contra o thrash metal energético do INCITER.
A Batalha de Bandas segue em frente destacando bandas até a grande final. Os votos continuarão a ser contabilizados nos posts de cada partida até o dia 22 de Julho, uma semana após o término da competição. Em Agosto faremos um podcast especial de duas horas destacando todas as bandas que representarem a seleção campeã, e ainda um destaque especial para a banda mais votada durante todo o torneio. Participe nos comentários!
Uruguai [Elixir] x [Nightmare] França + 1 jogo pelas Quartas de Final
By Guzz69 - julho 05, 2018
Amanhã começa a fase decisiva das quartas de final, e logo pela manhã conheceremos o primeiro semifinalista, ou seja, o vencedor da partida entre as seleções do Uruguai e da França. A França vêm forte com a revelação Mbappé, enquanto o Uruguai estará desfalcado de seu artilheiro Cavani. Será que finalmente a França conseguirá vencer o Uruguai em Copas? Na música temos um duelo power metal entre os uruguaios ELIXIR e os franceses NIGHTMARE.
Na partida da tarde teremos a seleção do Brasil disputando com a seleção da Bélgica a segunda vaga nas semifinais. A estatística aponta a seleção canarinha como favorita, mas em campo o jogo será equilibrado. O último duelo entre as duas seleções foi na Copa de 2002, e na ocasião o Brasil venceu por 2 a 0. Na música temos um duelo de contornos speed metal, com os veteranos DORSAL ATLÂNTICA do Rio de Janeiro contra a revelação belga EVIL INVADERS.
A Batalha de Bandas segue em frente destacando bandas até a grande final. Os votos continuarão a ser contabilizados nos posts de cada partida até o dia 22 de Julho, uma semana após o término da competição. Em Agosto faremos um podcast especial de duas horas destacando todas as bandas que representarem a seleção campeã, e ainda um destaque especial para a banda mais votada durante todo o torneio. Participe nos comentários!
O trio feminino NERVOSA fez o lançamento de seu novo trabalho "Downfall of Mankind" no espaço 555 em São Paulo, na abertura do show dos norte-americanos HAVOK. Esta foi a primeira vez que fui a um show dessas bandas, e também a este novo espaço localizado na boca do lixo, centrão de São Paulo. Fiquei bem impressionado com o local, principalmente por causa do acesso ao piso superior, pois o mesmo faculta uma ótima vista do palco em toda a sua extensão, com muito espaço e poltronas confortáveis para descansar nos intervalos dos shows. No geral, o espaço têm um Q de grã-fino, e contrasta um pouco com um espetáculo thrash metal, no entanto o público que se deslocou ao local pouco se importou com esse "detalhe", ocupados demais com a sonzeira debitada em palco, ora agitando com punhos em riste, ora "batendo cabeça" no ar, e espelhando a catarse energética do palco.
Fernando Lira - Nervosa |
Prika Amaral - Nervosa |
Nervosa no Espaço 555 em São Paulo |
NERVOSA SETLIST
Horrordome
...And Justice for Whom?
Death!
Enslave
Hostages
Masked Betrayer
Never Forget, Never Repeat
Vultures
Raise Your Fist!
Arrogance
Kill the Silence
Fear, Violence and Massacre
Intolerance Means War
Into Moshpit
Havok no Espaço 555 em São Paulo |
David Sanchez - Havok |
Reece Scruggs - Havok |
Admiro muito a linhagem do Havok, pois neles reconheço referências de bandas incontornáveis do gênero em início de carreira, tais como Exodus, Metallica, ou até mesmo o já referido Destruction, mas é claro, atualmente estão bem maturados e com muita personalidade musical. O setlist apresentou 4 temas da novidade Conformicide, e daqueles que pude testemunhar destaco "F.P.C." (Fuck Political Correctness) cheia de groove, baixo saltitante, e referências a Dave Mustaine do Megadeth; e ainda a excelente "Hang'em High", o single de avanço do novo álbum. O set também privilegiou o álbum Time is Up de 2011 do qual tocaram 4 músicas, e dentre elas "Prepare for Attack", um ótimo tema, mas cujo refrão me faz lembrar "Whiplash" do Metallica. Ainda consegui ouvir um dos dois temas que tocaram do EP Point of No Return de 2012, mais precisamente a faixa título. Até aqui uma prestação imaculada do quarteto, todos muito técnicos e precisos em seus instrumentos. Infelizmente tive que deixar o recinto no meio da gigantesca "Ingsoc" do novo álbum, aliás esta é uma das novidades nas novas composições do grupo, bem mais longas e experimentais do que o habitual.
HAVOK SETLIST
Fatal Intervention
Hang 'Em High
Prepare for Attack
F.P.C.
Out of My Way
Covering Fire
Point of No Return
Ingsoc
Unnatural Selection
From the Cradle to the Grave
Intention to Deceive
Texto, Fotos e Vídeos: Gustavo Scafuro
Credenciamento: Line Up Shows