terça-feira, 16 de maio de 2023

Whiplash retorna ao Brasil para show único em São Paulo

Uma das referência do thrash metal oitentista, os norte-americanos WHIPLASH retornam ao Brasil para show único no dia 19 de maio em São Paulo. O evento é organizado pela Caveira Velha Produções e contará com a presença da banda colombiana Perpetual Warfare, que acompanha o Whiplash na tour sulamericanae, de 5 bandas brasileiras na abertura: Cemitério, Blasthrash, Nuclëar Fröst, Cranial Crusher e Suck This Punch.

Whiplash
O Whiplash surgiu na cidade de Passaic em 1984, e fez sua estreia discográfica com o clássico Power And Pain (1986), seguido de outra referência do thrash, Ticket To Mayhem (1987), ambos gravados por Tony Portaro (vocal e guitarra), Tony Bono (baixo) e Tony Scaglione (bateria). Já em Insult To Injury (1989), o grupo passou a ser um quarteto com a entrada do vocalista Glenn Hansen e a chegada de Joe Cangelosi no lugar de Scaglione. Para além dos álbuns clássicos, o grupo lançou Cult of One (1996), Sit Stand Kneel Prey (1997), Thrashback (1998) e Unborn Again (2009). Para o show de São Paulo o grupo deverá basear seu set em músicas de seus 3 primeiros álbuns tais como Stage Dive, Last Man Alive, Power Thrashing Death, Spit on Your Grave, Walk the Plank, Burning of Atlanta, Spiral of Violence e Insult to Injury. A formação atual é um trio, e para além do fundador Tony Portaro, conta com Dank DeLong no baixo e Ron Lipnicki (ex-Overkill) na bateria.

Perpetual Warfare

Criado em 2006 na cidade de Bogotá, capital da Colômbia, o PERPETUAL WARFARE é atualmente formado por Camilo Muñoz (voz e guitarra), Wilson Muñoz (baixo) e Esteban Diaz (bateria). O trio que faz sua estreia em solo brasileiro traz na bagagem 3 álbuns lançados Justicia, Libertad y Decadencia (2010), The Age of War (2013) e Earthliens (2018), para além do mais recente EP Hellhounds, lançado em 2019.

Nuclëar Fröst
O NUCLEAR FROST é um experiente grupo paulistano de d-beat/crust/metal formado por Gabi Crust Force (voz), F(e)j(a)o (guitarra), Nilson Slaughter (baixo) e Huevo (bateria). Conta com 2 álbuns lançados, Nuclear Winter Gloom (2011) e Anti-Christ/Anti-Nazi (2012), para além de vários singles, splits e o EP Nuclear Frost (2014) em sua discografia. O quarteto, que está trabalhando em novas composições para futuros lançamentos, aborda em suas letras temas antiguerra e críticas a sociedade cristã e capitalista. O grupo já se apresentou por diversas cidades do Brasil e realizou uma turnê europeia em 2014.
 
Cranial Crusher
Formado em São Bernardo do Campo (SP) em 2010, o CRANIAL CRUSHER conta com Renan Stoiani (baixo/voz), Lucas Aímola (guitarra) e Guilherme "Fruto" Fructuoso (bateria). O trio vem se destacando no cenário underground com um thrash metal mesclado a elementos de várias vertentes da música extrema, desde o heavy metal ao crust punk. Atualmente o grupo promove o álbum Ciclo da Degradação (2023), mas sua discografia conta com Cranial Attack (split com Cerberus Attack, 2014), Necrópole (EP, 2016) e Putrefakt (EP, 2018). Com uma proposta temática de protesto contra vários problemas sociais no País, o grupo vem se apresentando em vários Estados, tendo dividido o palco com Necromancia, Ação Direta, Bandanos, Violator e Krisiun.

Cemitério

O CEMITÉRIO vem destilando seu death metal old school desde 2014, no melhor estilo Flórida dos anos 80, e com letras em português que narram filmes clássicos de terror. Idealizado pelo baixista/vocalista Hugo Golon (que grava todos os instrumentos em estúdio), o projeto conta com músicos convidados nas apresentações ao vivo. Sua discografia conta com o álbum Cemitério (2014), e o EP Oãixac Odéz (2016), para além do single Massacre no Texas (2019) e o mais recente split Conspiração Subterrânea (K7, 2021). 

Blasthrash

O grupo paulistano BLASTHRASH iniciou sua trajetória em 1998, tendo lançado dois álbuns em longa duração, No Traces Left Behind (2005) e Violence Just for Fun (2008), para além de alguns splits e o single mais recente Fake New (2019).  O quinteto conta com Dario Viola (voz), Diego Rocha (guitarra), Jhon França (guitarra), Diego Nogueira (baixo) e Rafael Sampaio (bateria), e têm como objetivo a composição e execução de músicas que reflitam sua principal influência musical: o thrash metal! Atualmente encontram-se em processo de composição para o terceiro álbum, mas nunca perdem uma oportunidade para atuar ao vivo, tendo já dividido o palco com grandes nomes do cenário mundial como Tankard, Overkill, Assassin, Onslaught, Ratos de Porão, D.F.C., Toxic Holocaust, Vader, entre outros.

Suck This Punch
O SUCK THIS PUNCH surgiu em Limeira/SP em 2015. O primeiro álbum, intitulado Fire, Cold And Steel saiu no mesmo ano, reunindo 10 composições próprias de uma sonoridade bastante original: uma releitura do classic rock pela perspectiva do peso e agressividade do thrash metal contemporâneo.  
O segundo álbum do grupo, intitulado The Evil On All Of Us, foi lançado em 2021 pela Voice Music. Atualmente o trio é formado por Tadeu Bon Scott (voz/baixo), Phil Seven (guitarra) e Matt Pezzotti (bateria). 
 
 

WHIPLASH (EUA)
Abertura: Perpetual Warfare (COL) + 4 Convidados (BRA)
Data: 19 de maio
Horário: a partir das 18h
Local: Jai Club
Endereço: Rua Vergueiro, 2676 - Vila Mariana, São Paulo
Realização: Caveira Velha Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário