Institution - Fragmentos Subversivos (EP)

By Guzz69 - novembro 12, 2018


O Institution é uma banda crossover hardcore/metal oriunda de São Paulo, e que se encontra em estúdio preparando o sucessor do debut Desolation Times de 2015. Como avanço do futuro álbum, lançaram Fragmentos Subversivos (2017), revelando um pouco de como será o novo trabalho. O EP conta com dois temas, "No Limiar do Exílio" e "Futuro Primitivo", os primeiros cantados em português na carreira do grupo. O trabalho contou com os novos integrantes Paulo Gervilha (guitarra) e Lucas Melo (bateria), e impressiona pela coesão, e fúria incisiva destilada através de letras pertinentes de cunho político/social. "No Limiar do Exílio" é o tema mais forte, com um groove inicial que faz lembrar algo de Sepultura na fase Derrick Green, com riffs de guitarra impecáveis, interessantes variações rítmicas, e a super intensa prestação vocal de Hélio Siqueira. Já "Futuro Primitivo", é um tema mais direto, com um piscar de olhos à um hardcore mais convencional. No entanto vale realçar a bem sacada letra no final da canção, em sua parte mais cadenciada e dissonante, com Hélinho a plenos pulmões revelando, repetidas vezes, a verdade que poucos conseguem enxergar: "Nossa democracia não passa de uma palavra vazia". O trabalho foi lançado nas plataformas digitais a pouco mais de um ano pela Heart Bleed Blue, e ganhou uma versão super limitada em vinil 7" Lo-Fi pela Artico Music, mas infelizmente já se encontra esgotada. Agora é esperar pelo novo trabalho que deverá sai no primeiro semestre de 2019.

INSTITUTION
O meu primeiro contato com o som do Institution deu-se através de seu EP de estreia Uncritical Receiver disponibilizado no bandcamp em 2014. Cheguei a divulgá-lo em um de meus podcasts, e mais recentemente convidei o grupo para uma entrevista de minha rúbrica Bastardos do Brasil que é transmitida mensalmente pelo Eclipse Metálico em Portugal. Na ocasião o vocalista Hélio Siqueira e o baterista Lucas Melo contaram um pouco sobre a trajetória da banda, bem como sobre os preparativos para o novo álbum. Confira o papo com os músicos na íntegra no vídeo abaixo.


Naquela ocasião da entrevista, os músicos também aceitaram nosso desafio "Two Minutes in the Dark" e participaram com bom humor do quadro reação de nosso TOP de álbuns de 2017. Sem saber o que estavam a ouvir, o Hélio e o Lucas comentaram temas das bandas Grave Pleasures (Finlândia) e Caligula's Horse (Austrália) editados no ano passado. Confira a reação dos músicos do Institution no vídeo abaixo.


  • Share:

You Might Also Like

0 comments