MOM TOP30 2017 Countdown - ORDEN OGAN

By Guzz69 - janeiro 31, 2018


Orden Ogan (A Ordem do Medo) é um grupo de power metal melódico oriundo da Alemanha que vem se tornando num dos melhores do gênero na atualidade. A fusão do power com elementos folk não é novidade, mas o quinteto aperfeiçoou a abordagem, e criou mais um excelente álbum. Desta vez com uma temática de "cowboy do velho oeste", o álbum Gunmen supreende não só pela produção cuidada, como também pelo chumbo grosso das 10 novas canções, todas elas repletas de coros massivos nos refrões que conferem um tom épico e sinfônico pra lá de memorável.


A faixa título que abre o álbum já coloca o ouvinte em estado de êxtase diante de uma avalache sorona digna de bandas como Blind Guardian, mas como referi no parágrado anterior, com o diferencial da temática pouco comum no gênero. Ao invés das tradicionais histórias mitológicas da terra-média, temos um enredo bem mais inusitado, que conta a história de um homem que vê sua esposa ser morta por bandidos ("Fields of Sorrow"), que sai em busca de vingança ("Gunman"), que pondera o suicídio após atingir seu objetivo ("Come With Me To The Other Side" - faixa que conta com a participação especial da vocalista Norueguesa Liv Kristine), mas que acaba se tornando num vigilante sem remorsos ("Vampire in Ghost Town"). Bom pelo menos é o que pode se depreender destes 4 temas, todos eles com videos lançados (lyric ou não) para ilustrar esta curiosa estória.


O álbum funciona bem como um todo, e apesar desta temática Western não ser totalmente original no metal (estou me lembrando dos italianos Redwest e dos Alemães Dezperadoz por exemplo), é a primeira vez que ouço uma banda de power metal deste calibre abraçar a idéia também. Ainda é cedo para saber se vão prosseguir com a temática, ou se foi apenas um tiro solitário em sua discografia. De qualquer forma Gunmen tem tudo para se transforma num clásssico do estilo.


O álbum saiu no início de Julho passado, e durante os shows de lançamento distribuíram gratuitamente o cd Gunmen Live, de 10 temas, 7 deles da novidade Gunmen, cortesia de sua editora AFM Records. Depois disso o grupo fez uma bem sucedida tour pela Europa nos mêses de Outubro e Novembro, e já se preparam para a maratona de festivais deste ano, que incluirá Hellfest (França), Bloodstock (Reino Unido), Summer Breeze (Dinamarca), Sabaton Open Air (Suécia), Evoken Fest (Japão), entre muitos outros. Quem sabe alguém se lembre de trazê-los ao Brasil, não é?

  • Share:

You Might Also Like

0 comments