MOM TOP30 2017 Countdown - AVATARIUM

By Guzz69 - janeiro 03, 2018


Terceiro longa dos Suecos Avatarium, banda criada pelo baixista Leif Edling in 2013. Quem acompanhou a carreira de Leif na banda doom Candlemass, ou em projetos mais ousados como Abstrakt Algebra e Krux, sabe que sua obra nunca decepciona. No entanto, por motivos de saúde, Leif se afasta dos palcos em 2014, fato que gerou dúvidas da sua continuidade no projeto.

A novidade "Hurricanes and Halos" ainda traz a assinatura do baixista, porém o guitarrista Marcus Jidell (Soen, The Doomsday Kingdom, ex-Evergrey) e sua lindíssima esposa, a vocalista Jennie-Ann Smith, assumem uma boa parte das composições. O que de certa forma explica as diversas roupagens musicais que o grupo explora nas 8 canções do álbum, sempre com bom gosto e muita sofisticação.

O tema de abertura é excelente "Into the Fire / Into the Storm", com uma pegada mais rápida, e refrão forte e pegajoso. O uso de órgão, cortesia de Rickard Nilsson, ajuda criar aquela áura das grandes bandas de hard rock setentista, como Deep Purple e Uriah Heep. Algo que se repete mais a frente em "The Sky at the Bottom of the Sea". No entanto a banda aposta num tema mais comercial como avanço do álbum, e acho que isso acaba atrapalhando um pouco a aceitação deste trabalho. Veja o clipe de "The Starless Sleep" abaixo, um bom tema, mas sem o peso característico da composição de Leif, como nas sabáticas "Medusa Child" e "A Kiss (From The End of The World)".


A voz bluesy de Jennie é um tempero muito especial na sonoridade densa do gupo, pois torna a audição mais fácil e agradável, e retira um pouco daquele clima sorumbático típico do gênero. Sem dúvidas um ótimo álbum de soft doom para metalheads mais sensíveis ou menos exigentes.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments